(Não) participação nas aulas de Educação Física no Ensino Médio em São Miguel dos Campos/AL: uma análise a partir dos marcadores sociais da diferença
Educação Física escolar; Marcadores sociais de diferença; Participação.
O presente estudo pretende compreender como a condição juvenil dos estudantes do Ensino Médio, e os marcadores sociais da diferença e suas intersecções, constituem o processo de (não) participação nas aulas de Educação Física escolar, contribuindo para a ocorrência do fenômeno de evasão. A importância deste estudo é ouvir a voz dos estudantes para compreender os diversos fatores que contribuem para o afastamento nas aulas de Educação Física e suas possíveis relações com os marcadores sociais da diferença, de modo a conhecer as suas histórias, necessidades e vivências. Compreender esses fatores pode contribuir para melhoria da interação e participação dos estudantes nas aulas de Educação Física. Neste estudo utilizamos a pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola da rede pública estadual de Alagoas, situada na cidade de São Miguel dos Campos, com 92 estudantes do Ensino Médio. Para a coleta de dados foram utilizados questionários e entrevistas de história de vida. As respostas obtidas nos questionários foram tabelas e analisadas via Microsoft Office Excel, já as respostas obtidas através das entrevistas sobre história de vida foram analisadas, agrupadas e categorizadas de acordo com suas características em comum. A maioria dos relatos apontam que a (não) participação dos estudantes está relacionada principalmente a repetição de conteúdos e falta de espaço para que os estudantes contribuam com o planejamento das atividades realizadas. Foi possível identificar que os marcadores sociais da diferença relacionados ao gênero, classe social e idade se interseccionam e contribuem para o afastamento dos estudantes das aulas de Educação Física. Espera-se que esse estudo contribua para a sensibilização de professores/as de Educação Física e promova enriquecimento no planejamento pedagógico e sistematização das aulas, de forma inclusiva e aumentando a participação nas aulas.