Processo de inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física Escolar numa Escola Estadual de Alagoas
Educação Física Escolar. Processo inclusivo. Prática docente. Alunos da Educação Especial. Condições materiais.
O processo de inclusão nas aulas de Educação Física apresenta aspectos contraditórios, de avanços e de limitações, que necessitam serem superadas. O objetivo desta dissertação é analisar o processo de inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física Escolar numa escola pública estadual de Alagoas, considerando as condições materiais e a prática dos professores. A partir destes resultados, são propostos materiais educacionais que apoiem o trabalho do docente em uma perspectiva inclusiva. A pesquisa qualitativa foi utilizada e o público foram os professores de Educação Física da escola pesquisada. Foi empregue como instrumento para a coleta de dados a entrevista semiestruturada e para análise dos dados, análise temática, com dois temas relacionadas às aulas de Educação Física: 1) as condições materiais para o trabalho docente na perspectiva da inclusão dos alunos do PAEE; e 2) a prática docente na perspectiva da inclusão. Os resultados e as discussões apontam para as precárias condições materiais para o processo inclusivo devido à ausência e/ou insuficiência dos recursos didáticos e estrutura que põem em risco à saúde dos alunos. Complementarmente, a prática docente é atravessada pelas dificuldades para incluir os alunos devido a necessidade de formação continuada, do trabalho colaborativo com os demais profissionais da instituição, do número de alunos e da falta de tempo para o planejamento. Neste contexto desafiante, foi identificado como elemento de avanço a busca pela inclusão manifestada no planejamento, nas estratégias de ensino adotadas e no posicionamento acerca da participação discente nas aulas. Com base na pesquisa, foi elaborado um produto educacional sobre o Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) como proposta de subsídio para o trabalho dos professores da área. São necessárias condições para a efetivação para o processo inclusivo como formações para professores, recursos adequados e suficientes, infraestrutura segura, parte das políticas públicas. Que mais investigações possam apontar as condições sobre engajamento docente na inclusão e a propostas curriculares para o avanço para o processo inclusivo.