A participação dos alunos nas atividades esportivas: o TGFU – Teaching Games for Understanding como estratégia de ensino das aulas de Educação Física
TGFU; Educação Física; Engajamento; Metodologia Qualitativa; Esporte Educacional
O projeto investiga o uso do modelo TGFU (Teaching Games for Understanding) como alternativa para aumentar a permanência dos alunos nas aulas de Educação Física escolar, especialmente nas atividades esportivas. Reis e Guirra (2019), apontam que alguns fatores importantes de desmotivação no Ensino Médio são proposições muito repetitivas e aulas muito tecnicistas. O TGFU é apresentado como alternativa por valorizar a ludicidade, a compreensão do jogo e a participação ativa dos alunos, promovendo inclusão e engajamento. Será utilizado uma metodologia qualitativa, visto que para Minayo (2007 p.22), as pesquisas qualitativas são aquelas capazes de abordar questões referentes ao significado e as intencionalidades como característicos às relações, aos atos e às estruturas sociais. Será realizado um estudo de caso em uma escola estadual de Lajedo (PE), abrangendo estudantes do 1º ano do ensino médio. Eles receberão aulas com o método TGFU, após essa vivência, a coleta de dados será realizada por meio de entrevistas semiestruturadas. Esse instrumento se justifica, pois segundo Lombardi, Ávila e Paula (2021), a entrevista semiestruturada é caracterizada pela presença de roteiro, o diálogo é feito através de um formulário com perguntas que deverão ser feitas ao entrevistado, visando identificar as representações dos alunos sobre o método. O produto educacional resultante será um material didático de apoio ao planejamento docente, com sugestões de práticas baseadas no TGFU. O estudo busca contribuir com estratégias que fortaleçam o ensino-aprendizagem na Educação Física, ampliando as possibilidades de permanência dos estudantes nas atividades e fortalecendo o papel pedagógico do esporte educacional.