INTEGRAÇÃO ENSINO E SERVIÇO DESAÚDE: qual a contribuição do Estágio Curricular da graduação em Enfermagem na qualificação da assistência?
Estágio, Enfermagem, Educação em Enfermagem, Hospitais de
ensino, Serviços integração docente assistencial
A necessidade de formar profissionais voltados as exigências do SUS, emergiu nos
cursos superiores, voltados para a formação do enfermeiro A enfermagem como
categoria profissional que visa à saúde individual e coletiva, buscou a interface entre
a comunidade e os serviços de saúde, em conformidade com os princípios do
Sistema Único de Saúde (SUS).Nessa perspectiva após a elaboração das Diretrizes
Curriculares Nacionais pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), o estágio
assumiu papel fundamental no processo de formação na educação superior,Nesse
sentido, a articulação ensino-serviço-comunidade apresenta-se como importante
estratégia para efetiva integração entre teoria e prática, devendo, também, se
colocar a serviço da reflexão da realidade, possibilitando ao aluno elaborar críticas e
buscar soluções adequadas para os problemas de saúde encontrados, guardando-
se o compromisso e a responsabilidade com o usuário pelo cuidado para
emancipação do outro. O Estágio Curricular Supervisionado (ECS) deve ser um
espaço onde as oportunidades vivenciadas devem ser para o aluno não só um
momento de aprendizado e da compreensão do universo profissional, e sim uma
contribuição na promoção efetiva e qualificada da saúde do paciente assistido.O
presente trabalho de conclusão de curso do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde
(MPES) é composto por uma pesquisa e um produto de intervenção sobre o tema. A
pesquisa teve como objetivo analisar a percepção dos enfermeiros do setor de emergência
quanto à relevância do estágio supervisionado como qualificador da assistência. Estudo de
abordagem qualitativa, descritiva , utilizando-se de entrevistas semi estruturadas e análise
de conteúdo, com dez enfermeiros da emergência de um hospital geral público no nordeste
brasileiro. O questionário abordou questões como : a contribuição do aluno para o cuidado
do paciente, o papel do enfermeiro da emergência para a formação do estagiário,a
estruturação das atividades do estágio e sugestões de organização do mesmo.Os dados
produzidos foram tratados, conforme a análise de conteúdo na modalidade temática de
acordo com Bardin (2011) e Malheiros (2011). Como resultados,emergiram as
categorias:Percepções sobre a melhoria do cuidado, Contribuição do ECS para o
enfermeiro do serviço e para o aluno, o estágio supervisionado na área vermelha e
desafios e
possibilidades.