FUNÇÃO EDUCATIVA NO SERVIÇO SOCIAL: Uma abordagem ontológica
Trata-se de um estudo sobre a função educativa na sociedade capitalista, em particular a que exerce o Serviço Social. O Serviço Social na raiz da sua gênese, através das políticas sociais, desenvolve sua prática profissional em um sentido que invariavelmente resulta na internalização de conhecimentos, comportamentos, habilidades, valores, etc. à vida cotidiana da classe trabalhadora. Tomando como ponto de partida tal assertiva e fundamentado na perspectiva histórico-crítica esta dissertação compreende um levantamento bibliográfico-documental das obras marxianas e marxistas que abordam os temas relacionados a educação e ao Serviço Social. Entre os autores utilizados como referência, cabe destacar: K. Marx, G. Lukács, I. Mészáros, I. Tonet, T. Maceno, J. P. Netto, M. Iamamoto e M. Abreu. Analisa a educação como práxis social fundada no trabalho, buscando captar as medições que articulam o sentido de educar, para além da prática escolar ou de instrução técnico-profissional, à função educativa exercida pelo Serviço Social, a partir das políticas sociais. Recupera os determinantes históricos e ideo-políticos que condicionaram a emersão da profissão e, assim, do substrato da função educativa que então o Serviço Social passa a exercer na vida social e privada da classe trabalhadora. Por fim, traz algumas contribuições da literatura do Serviço Social na contemporaneidade que, indireta ou direta, já abordam o tema da função educativa na profissão. Partindo dessas referências, intencionamos refletir, ainda que de forma preliminar, pontos e contrapontos da relação entre a função educativa que histórica e institucionalmente exerce a profissão e a ação pedagógica do assistente social no exercício profissional.
Educação; Função educativa; Serviço Social.