O brincar e a criança com leucemia em tratamento oncológico hospitalar
Brincar. Câncer. Criança. Hospital. Winnicott. Psicanálise.
Crianças que vivenciam situações de comorbidades físicas graves, diante do quadro diagnóstico de câncer do tipo leucemia e da necessidade do tratamento oncológico hospitalar experienciam uma ruptura brusca nos ambientes de circulação e no acesso de vivências lúdicas. Esta dissertação teve como objetivo geral investigar e analisar o brincar
de crianças em tratamento oncológico de leucemia no ambiente hospitalar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratória. Foi desenvolvida em um hospital, com oito crianças em tratamento, de ambos os sexos e com idades entre seis e onze anos e seus respectivos responsáveis. Foram realizados encontros participantes com ambos os públicos que dividiram-se em cinco etapas: 1) aplicação de questionário sociodemográfico; 2) entrevista individual semiestruturada gravada com o responsável da criança; 3) apresentação à criança da proposta da pesquisa e da caixa lúdica; 4) momento brincante com materiais de uso hospitalar em formato de brinquedos; e por fim, 5) aplicação individual com a criança do Procedimento Desenho-Estória Tema (PDE-T). O caminho metodológico da análise dos dados foi construído a partir da proposição da análise temática de Minayo.