INFLUÊNCIA DIGITAL E O COMPORTAMENTO DE CONSUMO NAS REDES SOCIAIS: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA DA AÇÃO PLANEJADA
Consumo; comportamento; influenciador digital; influência digital; redes socias; teoria da ação planejada
Esta pesquisa tem como objetivo identificar como a influência digital interfere no comportamento de consumo de usuários/as de redes sociais online (RSO). Para isso, a Teoria da Ação Planejada (TAP) será utilizada como suporte teórico e metodológico. A teoria visa explicar, e predizer o comportamento, bem como a intenção de realizá-lo, considerando que a realização do comportamento depende da motivação e da capacidade em fazê-lo. Na perspectiva da TAP, o antecedente imediato de um comportamento é a intenção de realizar o comportamento em questão. Essas intenções estão associadas as crenças que o indivíduo possui sobre o comportamento em questão (AJZEN, 1991, 2015; FISHBEIN & AJZEN, 1975). Assim, pretendemos utilizar a Teoria da Ação Planejada para identificar como a influência digital interfere no comportamento de consumo de usuários/as de redes sociais, com base na análise das crenças de um usuário/a de RSO em consumir o que é indicado por um influenciador/a digital.