Banca de DEFESA: ELITANIA DA SILVA SOUZA

DISCENTE : ELITANIA DA SILVA SOUZA
DATA : 28/02/2024
LOCAL: SALA DO IQB

Água como tema gerador para o desenvolvimento de uma sequência didática interdisciplinar entre os saberes Químico-Geográfico às margens do Rio São Francisco

Água, Interdisciplinar, Química, Geografia, Ensino-aprendizagem

O presente trabalho apresenta a temática Água como proposta para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem de forma interdisciplinar: Química e Geografia. Nesse contexto, o objetivo principal foi desenvolver uma sequência didática (SD) que auxiliem os professores a trabalhar a temática Água com os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Bráulio Cavalcante, localizada na cidade de Pão de Açúcar/AL. A Sequência Didática (SD) desenvolvida é composta por três momentos: aula-passeio às margens do Rio São Francisco, Visita técnica a Companhia de Saneamento de Alagoas – Água do Sertão e Uso da Metodologia Rotação por Estações como forma de avaliação da aprendizagem, sendo cada momento com duração de 120 minutos. Os resultados obtidos com a execução do trabalho foram analisados de forma continuada, bem como por meio da aplicação de questionários. A utilização de um ambiente não-formal, como o rio, levando em consideração as experiências cotidianas dos alunos, bem como os seus conhecimentos prévios mostrou-se eficaz, uma vez que os alunos em todos os instantes estavam motivados, interessados e envolvidos nas atividades e na construção do conhecimento, demonstrando uma compreensão dos conteúdos no contexto do ciclo da água. Durante a visita foi observada uma interação entre professor/palestrante-aluno-conhecimento, na qual os estudantes demonstraram uma boa compreensão do que estava sendo explicado. Com isso, é possível afirmar que a forma de trabalhar o tema dentro de uma abordagem interdisciplinar foi desafiador e válido, pois conseguimos alcançar o objetivo de desenvolver competências e habilidades entre os estudantes, como por exemplo a capacidade de valorizar e utilizar os conhecimentos sobre o mundo físico, social e cultural, além de exercitar o pensamento científico, crítico e criativo. Assim, espera-se que o material de apoio pedagógico em forma de cartilha contendo as sequências didáticas possa contribuir para que outros professores de Química e Geografia, bem como de outras disciplinas possam fazer uso desse material como protótipo para o desenvolvimento das suas atividades.

Externo(a) ao Programa - 1120583 - EDMA CARVALHO DE MIRANDA - nullPresidente - 1333370 - MONICA ARAUJO DA SILVA
Interno(a) - 1866175 - MONIQUE GABRIELLA ANGELO DA SILVA
Externo(a) ao Programa - 3298566 - THATIANE VERISSIMO DOS SANTOS MARTINS - null
Notícia cadastrada em: 28/02/2024 11:00