O USO DE UM LIVRETO EXPERIMENTAL E UM BIODIGESTOR ANAERÓBIO COMO FERRAMENTAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS
Palavras-chaves: Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP), Maker, Experimentação, Biodigestor, Biogás.
O presente trabalho traz a fundamentação teórica, metodologia utilizada e resultados obtidos da aplicação de dois produtos educacionais, sendo um deles, um experimental, onde este apresenta-se em duas versões, um para o nível médio e outro para o nível fundamental e um biodigestor anaeróbio confeccionado com as instruções presentes nestes livretos. Estes livretos, que estão disponíveis nos apêndices deste trabalho, trazem em seus escopos uma sugestão de sequência didática, que culminará em uma atividade experimental, que é a construção do
biodigestor anaeróbio. As metodologias sugeridas e aplicadas neste trabalho, fundamentam-se na Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) e no Maker. Os produtos educacionais foram aplicados em turmas do 3o ano do ensino médio na disciplina eletiva de Química Ambiental em uma escola pública estadual e de tempo integral na cidade de Maceió – AL. Os resultados obtidos neste trabalho demonstram que os produtos educacionais aplicados são eficazes no processo de ensino e aprendizagem, o que pode ser observado nos resultados obtidos a partir de avaliações diagnósticas.