UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATI-
VA DE BIOLOGIA CELULAR COM ELABORAÇÃO DE CHAR-
GES NO ENSINO MÉDIO
Aprendizagem; Citologia; Ensino investigativo; Charge.
O Ensino de Ciências atualmente é tido como ferramenta primordi-
al à construção do conhecimento científico. Assim, ensinar Ciên-
cias é provocar o aluno, é trazer à tona discussões e reflexões de
conceitos essenciais à construção do conhecimento. O ensino por
investigação apresenta-se com o intuito de promover um ensino
mais dinâmico e efetivo fornecendo caminhos para que o estudante
sistematize o conhecimento prévio à novos conceitos possibili-
tando-o ser protagonista em seu processo de ensino e aprendiza-
gem. Assim, esta pesquisa teve como objetivo principal analisar a
produção de charges sobre a morfologia e fisiologia da célula euca-
rionte, a partir da elaboração e aplicação de uma Sequência de En-
sino Investigativo (SEI) como recurso facilitador no processo de
aprendizagem acerca dos conteúdos de citologia na 1a Série do En-
sino Médio. Com um delineamento metodológico exploratório de
natureza quanti-qualitativa, buscou-se a promoção de um espaço
interativo, permitindo aos estudantes dialogar, fazer exposições de
conceitos e argumentos acerca da biologia celular. Para obtenção
dos dados foi considerada a interação e o protagonismo dos estu-
dantes durante a realização das atividades e produção das charges,
relatos, registros fotográficos feitos pelos estudantes e aplicação de
questionário. Os resultados foram satisfatórios, os estudantes de-
monstraram ter um conhecimento prévio sobre o tema, ao passo
que, desenvolviam as atividades da SEI fortaleciam os conceitos
com confiança e autonomia de forma interativa favorecendo uma
aprendizagem crítica e criativa. Conclui-se, portanto, que a estraté-
gia metodológica utilizada nesta pesquisa contribuir para melhorar
a aquisição do conhecimento e facilitar o processo de ensino e
aprendizagem dos discentes sobre biologia celular, especialmente
sobre as organelas, suas funções e importância para o metabolismo
celular.