Banca de DEFESA: MARIA DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA DE OLIVEIRA
DATA : 26/03/2024
HORA: 10:00
LOCAL: Sala 20 (PROFBIO) - ICBS
TÍTULO:

UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATI-
VA DE BIOLOGIA CELULAR COM ELABORAÇÃO DE CHAR-
GES NO ENSINO MÉDIO


PALAVRAS-CHAVES:

Aprendizagem; Citologia; Ensino investigativo; Charge.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

O Ensino de Ciências atualmente é tido como ferramenta primordi-
al à construção do conhecimento científico. Assim, ensinar Ciên-
cias é provocar o aluno, é trazer à tona discussões e reflexões de

conceitos essenciais à construção do conhecimento. O ensino por
investigação apresenta-se com o intuito de promover um ensino
mais dinâmico e efetivo fornecendo caminhos para que o estudante

sistematize o conhecimento prévio à novos conceitos possibili-
tando-o ser protagonista em seu processo de ensino e aprendiza-
gem. Assim, esta pesquisa teve como objetivo principal analisar a

produção de charges sobre a morfologia e fisiologia da célula euca-
rionte, a partir da elaboração e aplicação de uma Sequência de En-
sino Investigativo (SEI) como recurso facilitador no processo de

aprendizagem acerca dos conteúdos de citologia na 1a Série do En-
sino Médio. Com um delineamento metodológico exploratório de 

natureza quanti-qualitativa, buscou-se a promoção de um espaço
interativo, permitindo aos estudantes dialogar, fazer exposições de
conceitos e argumentos acerca da biologia celular. Para obtenção

dos dados foi considerada a interação e o protagonismo dos estu-
dantes durante a realização das atividades e produção das charges,

relatos, registros fotográficos feitos pelos estudantes e aplicação de

questionário. Os resultados foram satisfatórios, os estudantes de-
monstraram ter um conhecimento prévio sobre o tema, ao passo

que, desenvolviam as atividades da SEI fortaleciam os conceitos
com confiança e autonomia de forma interativa favorecendo uma

aprendizagem crítica e criativa. Conclui-se, portanto, que a estraté-
gia metodológica utilizada nesta pesquisa contribuir para melhorar

a aquisição do conhecimento e facilitar o processo de ensino e
aprendizagem dos discentes sobre biologia celular, especialmente
sobre as organelas, suas funções e importância para o metabolismo
celular.


MEMBROS DA BANCA:
Externo(a) ao Programa - 1047815 - ALEILSON DA SILVA RODRIGUES - nullInterno(a) - 1822449 - DALMO ALMEIDA DE AZEVEDO
Presidente - 2998692 - LUCAS ANHEZINI DE ARAUJO
Notícia cadastrada em: 25/03/2024 11:01
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 30/05/2024 10:35