JARDIM BOTÂNICO DE SALVADOR: UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA DE COMO AULAS DE CAMPO PODEM PROMOVER A SENSIBILIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Abordagem qualitativa; pesquisa-ação; educação ambiental
É primordial que se promovam atividades como aulas de campo que visem permitir a saída dos estudantes do ambiente de sala de aula e que possibilitem a compreensão dos aspectos práticos da aprendizagem que geralmente só lhes é ofertada de maneira teórica. Sendo então possível que eles consigam fazer esse link do conhecimento teórico-prático. A aula de campo ministrada de forma precisa, coerente e organizada, permite que os estudantes consigam ter uma mudança no olhar de aprendizado e sintam na prática a real relação que existe entre nós, seres humanos e o ambiente que nos cerca. Essa se tornou uma grande inquietação da minha parte em tentar atrelar o conhecimento teórico com a vivência prática. A escolha da metodologia foi feita a partir do intuito de que o aluno agisse como protagonista e que o professor simplesmente tivesse o papel de mediador de todo o processo. A abordagem utilizada foi a qualitativa por ser a que melhor se encaixava nessa perspectiva. A metodologia utilizada foi de pesquisa-ação. O uso de fotografias e diário de bordo e entrevistas foram as ferramentas utilizadas no processo de coleta de dados. Para o processo de análise dos dados usou-se a percepção e conhecimento individual dos alunos permitindo que se pudesse haver a internalização efetiva de conhecimentos. A pesquisa objetivou permitir o estudo da educação ambiental de forma mais prática.