Banca de QUALIFICAÇÃO: CRISTIANE SILVA MIRANDA

DISCENTE : CRISTIANE SILVA MIRANDA
DATA : 29/04/2024
LOCAL: ICBS - UFAL

JARDIM  BOTÂNICO DE  SALVADOR: UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA DE COMO AULAS DE CAMPO PODEM PROMOVER A SENSIBILIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Abordagem qualitativa; pesquisa-ação; educação ambiental

É primordial que se promovam atividades como aulas de campo que visem permitir a saída dos estudantes do ambiente de sala de aula e que possibilitem a compreensão dos aspectos práticos da aprendizagem que geralmente só lhes é ofertada de maneira teórica.  Sendo então possível que eles consigam fazer esse link do conhecimento teórico-prático. A aula de campo ministrada de forma precisa, coerente e organizada, permite que os estudantes consigam ter uma mudança no olhar de aprendizado e sintam na prática a real relação que existe entre nós, seres humanos e o ambiente que nos cerca. Essa se tornou uma grande inquietação da minha parte em tentar atrelar o conhecimento teórico com a vivência prática. A escolha da metodologia foi feita a partir do intuito de que o aluno agisse como protagonista e que o professor simplesmente tivesse o papel de mediador de todo o processo. A abordagem utilizada foi a qualitativa por ser a que melhor se encaixava nessa perspectiva.  A metodologia utilizada foi de pesquisa-ação. O uso de  fotografias e diário de bordo e entrevistas foram as ferramentas utilizadas no processo de coleta de dados. Para o processo de análise dos dados usou-se a percepção e conhecimento individual dos alunos permitindo que se pudesse haver a internalização efetiva de conhecimentos. A pesquisa objetivou permitir o estudo da educação ambiental de forma mais prática.

Interno(a) - 1822449 - DALMO ALMEIDA DE AZEVEDO
Interno(a) - 2568449 - JORGE LUIZ LOPES DA SILVA
Interno(a) - 1544082 - MARCOS VINICIUS CARNEIRO VITAL
Notícia cadastrada em: 22/04/2024 19:08