PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: IDENISE NAIARA LIMA SOARES



Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: IDENISE NAIARA LIMA SOARES
DATA: 05/11/2019
HORA: 14:00
LOCAL: SALA DE MULTIMIDIA
TÍTULO:

EM BUSCA DE PRÁTICAS INTEGRADORAS NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DAS EXPERIÊNCIAS DE INCLUSÃO NOS CURSOS DE PSICOLOGIA NA PERSPECTIVA DA TEORIA DA COMPLEXIDADE E DA ECOFORMAÇÃO


RESUMO:

A presente pesquisa tem como objeto de estudo as práticas pedagógicas desenvolvidas no curso de Psicologia que tem por objetivo favorecer a inclusão dos sujeitos. Tem como objetivo geral investigar as práticas pedagógicas desenvolvidasno curso de psicologia ofertado na Universidade Federal de Alagoas/UFAL e suas aproximações comas práticas integradoras que contribuem para um processo inclusivo que compreenda o sujeito para além de sua dimensão cognitiva. Como objetivo específico a pesquisa busca: Realizar o estudo teórico-bibliográfico acerca das práticas de aprendizagem integradoras e inclusivas fundamentadas na teoria da complexidade e da ecoformação; Identificar as práticas pedagógicas desenvolvidas no curso de Psicologia que estão voltadas para o processo de inclusão, possibilitando assim dados a serem analisados sob o olhar da complexidade e da ecoformação; Analisar as práticas pedagógicas voltadas à inclusão dos sujeitos desenvolvidas pelos professores do curso de Psicologia, observando suas aproximações com as práticas integradoras que contribuem para um processo inclusivo que compreenda o sujeito para além de sua dimensão cognitiva. Tendo em vista o baixo volume de estudos voltados para a inclusão no ensino superior e a predominância de estudos que enxergam a inclusão principalmente pela via cognitiva, estudos como esse se faz urgente e necessário. Nesse sentido, do ponto de vista da necessidade da produção do conhecimento, justifica-se a relevância científica do desenvolvimento de estudos com foco na inclusão no ensino superior a partir do olhar da complexidade e da ecoformação. Além disso, os achados qualitativos de investigações como essa podem contribuir socialmente de forma relevante para (re)pensar os currículos dos cursos superiores, bem como contribuir para a superação da formação disciplinar/cognitiva dos sujeitos; subsidiar reflexões acerca do que está sendo feito para facilitar o processo de inclusão; sensibilizar os docentes na perspectiva de fazer acontecer práticas integradoras que operem a favor do processo de inclusão e com isso beneficiar sujeitos que estão excluídos do processo educativo e da sociedade mesmo quando esses são objetos de políticas e ações pretensamente inclusivas. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo exploratória. Pela viabilidade das relações profissionais e por ser a instituição que a autora deste estudo realiza seu mestrado foi escolhido o curso de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas/UFAL como cenário para a realização desta pesquisa. Num primeiro momento foi realizado um estudo bibliográfico sobre as práticas integradoras e inclusivas, a teoria da complexidade, transdiciplinaridade e ecoformação. Além disso haverá também uma revisão de literatura sobre inclusão no ensino superior. Num segundo momento foi realizada uma entrevista semiestruturada com os professores de psicologia da UFAL, obtendo assim dados para serem analisados. Todas as entrevistas ocorreram no Centro de Educação/ CEDU/ UFAL e foram formalizadas por meio da assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Todas as entrevista foram captadas em áudio por meio de gravador e teve como foco a identificação dos movimentos que esses professores têm realizado no sentido de construírem práticas pedagógicas que favorecessem o processo de inclusão dos sujeitos vinculados a esse curso. Por fim, após finalizar a coleta, os dados serão submetidos a análise de conteúdo (BARDIN, 1977)  que será interpretado sob a luz do referencial teórico da teoria da complexidade (MORIN, 2007) e da ecoformação (MORAES, 2007). Salienta-se que o projeto para o desenvolvimento desta pesquisa foi submetido ao comitê de ética e recebeu a aprovação por meio do parecer nº 3.315.949. 


PALAVRAS-CHAVE:

Práticas Pedagógicas; Curso de Psicologia; Teoria da Complexidade; Ecoformação.

 


PÁGINAS: 40
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2163805 - MARIA DOLORES FORTES ALVES
Interno(a) - 1121375 - WALTER MATIAS LIMA
Externo(a) à Instituição - MARILZA VANESSA ROSA SUANNO - UFG
Notícia cadastrada em: 17/09/2019 16:36
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