PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: LÍLLIAN FRANCIELE SILVA FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: LÍLLIAN FRANCIELE SILVA FERREIRA
DATA: 23/10/2019
LOCAL: Centro de Educação

FORMAÇÃO DOCENTE COM METODOLOGIAS ATIVAS NO CONTEXTO HÍBRIDO: Análise das graduações presenciais na Ufal

No atual contexto social, em que temos um grande número de informações a nossa disposição, por exemplo, apenas com um clic no celular, onde os alunos, que são nativos digitais, estão em constante mudança e os avanços tecnológicos são cada vez mais acelerados, a posição central do professor em sala de aula como detentor do conhecimento formal transmitido passou a ser questionado em diversos contextos. Diante do mencionado, as MA estão cada vez mais presentes na realidade do professor, pois contribui diretamente para o aluno ser o centro do processo de ensino-aprendizagem. Com isso, é necessário problematizar a formação para a prática pedagógica com a utilização de metodologias ativas desses docentes, corroborando com a ressignificação dos estudantes no contexto educacional contemporâneo. Será realizada uma pesquisa qualitativa, a partir de um estudo de caso, usando questionários e analise dos planos de ensino. Pretende-se com a realização da pesquisa buscar esclarecer o seguinte problema de pesquisa: Como os professores das graduações da UFAL que passaram pela formação continuada do PROFORD/UFAL estão inserindo as metodologias ativas em suas disciplinas nos cursos presenciais. Os participantes da pesquisa serão professores da Universidade Federal de Alagoas que atuam nos cursos de graduação presencial. A importância deste estudo e a de contribuir para o desenvolvimento da educação, refletindo sobre a temática de formação de professores para utilizar as metodologias ativas em cursos de graduação no contexto híbrido, através de uma análise do processo de formação continuada dos docentes das graduações presenciais da UFAL.

PALAVRAS-CHAVE:

Formação de professores; metodologias ativas; ensino híbrido.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional

Presidente - 1820982 - FERNANDO SILVIO CAVALCANTE PIMENTEL