POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO ENQUANTO CAMPO MULTIDISCIPLINAR
A temática abordada neste estudo, não é um tema “totalmente inédito” no cenário acadêmico das pesquisas no campo das políticas públicas. Mas podemos dizer, que a proposta da pesquisa realizada busca contribuir de forma singular com as pesquisas no campo da educação. Desde 1980, no Brasil, os estudos de políticas públicas vem sendo incorporados não só em espaços institucionais e/ou acadêmicos de onde se originou, mas se ampliam as abordagens por toda a dimensão investigativa da arena social. As décadas de 1980 e 1990, são marcos decisivos na consolidação das pesquisas deste campo investigativo. Tivemos naquele período, uma nova configuração da ordem capitalista no Brasil, e no mundo – exige-se um capitalismo livre e sem amarras para o futuro. As bases produtivas se transformam, a chegada da globalização e a mundialização dos mercados, trazem à tona, uma nova demanda para o Estado, que tem papel político decisivo para regulação da nova ordem neoliberal que se iniciava. Sendo a educação, um campo político-social indispensável para manutenção da ordem neoliberal, principalmente a partir das transformações ocorridas pós 1990. Buscaremos situar o movimento histórico de consolidação das políticas sociais no século XX, trazendo reflexões teóricas a partir da consolidação do campo das políticas públicas sociais, aprofundando o campo investigativo das políticas públicas de educação. Por ser um campo de estudo em construção (BALL; MAINARDES, 2011; DIÓGENES, 2014). A pesquisa traz como objeto de análise as políticas públicas de educação, recorrendo aos autores que reconhecem o campo de investigação multidisciplinar que consolidam esta temática. A proposta é de revisar e aprofundar o campo investigativo, trazendo uma perspectiva crítica de análise teórica da epistemologia do conhecimento que circunda as produções no campo das políticas educacionais.
Política Pública de Educação. Estado Neoliberal. Concepções.