PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: VANESSA MARIA COSTA BEZERRA SILVA



Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: VANESSA MARIA COSTA BEZERRA SILVA
DATA: 21/11/2019
HORA: 16:00
LOCAL: Centro de Educação
TÍTULO:

 

 

 

FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: PRESSUPOSTOS FILOSÓFICOS E POLÍTICOS


RESUMO:

A homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), política educacional de caráter normativo/prescritivo para a educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, aprofundou o contexto das reformas educacionais de cunho neoliberal para a educação brasileira. Este estudo faz uma análise dos fundamentos pedagógicos da BNCC, destacando os pressupostos filosóficos e políticos. O problema central da pesquisa partiu das seguintes indagações: Quais são os fundamentos pedagógicos da BNCC? Quais são os pressupostos filosóficos e políticos desses fundamentos? Qual é o perfil de sujeito que a BNCC quer formar nas escolas de educação básica? Para responder a esses questionamentos, realizamos, numa perspectiva qualitativa, uma pesquisa bibliográfica e uma análise documental com a fundamentação teórica dos seguintes autores: Harvey (2008), Diógenes (2014), Cury (1998, 2000, 2002, 2003, 2018), Saviani (1998, 2004), Ramos (2001), Frigotto (2006, 2010), dentre outros. O marco normativo desta pesquisa encontra-se na terceira Lei da Educação Brasileira (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional/LDB nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996), que regulamentou os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), os Planos Nacionais de Educação (PNE) e a BNCC (Objeto de estudo desta pesquisa). Para a análise do material utilizamos como método o materialismo histórico-dialético, a fim de compreender os movimentos e as contradições em que a BNCC se insere, considerando as seguintes categorias: Estado Neoliberal, Políticas Educacionais, Competências e Educação Integral. Ademais, identificamos como resultados parciais que os fundamentos pedagógicos da BNCC seguem as orientações do Relatório publicado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em 1996, intitulado como: “Educação: um tesouro a descobrir”, ao propor uma educação integral e com o direcionamento da formação do sujeito com foco no desenvolvimento de competências, visando a adaptação às novas exigências do mercado de trabalho e a construção de um projeto de vida autônomo para sobreviver diante da instabilidade demandada na atual conjuntura capitalista.


PALAVRAS-CHAVE:

 

 

 

Base Nacional Comum Curricular. Estado Neoliberal. Políticas Educacionais. Competências. Educação Integral.


PÁGINAS: 86
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Política Educacional

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1658973 - ELIONE MARIA NOGUEIRA DIOGENES
Interno(a) - 1321168 - INALDA MARIA DOS SANTOS
Externo(a) à Instituição - VELEIDA ANAHÍ DA SILVA - UFS
Notícia cadastrada em: 18/10/2019 20:48
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 28/04/2024 22:21