PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: ITHAYSE RAMOS ROCHA LINS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: ITHAYSE RAMOS ROCHA LINS
DATA: 25/11/2019
LOCAL: Centro de Educação

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DA GAMIFICAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR

No contexto da cultura digital, esta pesquisa apresenta a perspectiva empírica de uma investigação sobre a gamificação como um fenômeno que se utiliza dos elementos dos games, mecânicas, dinâmicas e componentes, aplicados em contextos não games. Tem como objetivo analisar as contribuições da gamificação enquanto estratégia pedagógica no processo de ensino e aprendizagem no ensino superior e suas implicações para a formação inicial de professores. A partir de atividades desenvolvidas durante a disciplina gamificada Educação e TIC com estudantes do primeiro semestre do curso de Pedagogia na modalidade presencial da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A investigação foi realizada sob a orientação e supervisão do professor desta disciplina com a duração de 80 horas, durante o semestre letivo de 2018.2. Na busca de fundamentação teórica sobre gamificação, formação inicial de professores com Tecnologias Digitais (TD) e avaliação recorremos aos estudos de Pimentel (2018), Bussarello (2018), Werbach e Hunter (2012), Kapp (2012), Zichermann e  Cunningham (2011), Hoffman (2012). A investigação é fundamentada em abordagem qualitativa, de caráter exploratório, coletando dados a partir das observações diretas dos estudantes participantes da pesquisa durante os momentos presenciais e online das aulas da disciplina e também de suas produções nos seus respectivos blogs convertendo-os em um diário de campo.

PALAVRAS-CHAVE:

Avaliação, gamificação, ensino superior

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional

Presidente - 1820982 - FERNANDO SILVIO CAVALCANTE PIMENTEL
Interno(a) - 070.762.621-85 - PAULO MANUEL TEIXEIRA MARINHO - UFAL
Externo(a) à Instituição - SUIANE COSTA FERREIRA - UNEB
Notícia cadastrada em: 25/10/2019 11:49
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 29/04/2024 02:27