A GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA
A gamificação na educação estabelece novos desafios estratégicos, metodológicos e pedagógicos para os professores, assim como, a ligação com os processos de ensino-aprendizagem têm se colocado como um desafio para os sistemas de ensino. Esta pesquisa tem como objetivo, analisar como os professores incorporam a gamificação na elaboração de seus planos de aula, após a realização de um curso de formação continuada. Este trabalho tem a seguinte questão norteadora: a formação continuada realizada no curso contribuirá para que os professores entendam e introduzam a gamificação em suas disciplinas? Diante da investigação em busca de possíveis respostas, realizamos um curso complementar de caráter de formação continuada para professores da educação básica, utilizando a gamificação como estratégia metodológica, desenvolvida com foco no processo de ensino-aprendizagem. Dentro do referencial teórico que constituiu o estado de conhecimento, destacam-se os seguintes autores: Imbernón (2013), Tardif (2012), Pimentel (2018), Santaella (2018), Alves (2015), Prensky (2012), Zichermann e Cunningham (2011). A metodologia utilizada foi com abordagem qualitativa, na modalidade de Estudo de Caso. A coleta de dados ocorreu do acompanhamento da formação realizada, de observações dos planos didáticos de ensino elaborados pelos professores e questionários. Os sujeitos da pesquisa são professores envolvidos no projeto. Os resultados obtidos quando analisados os dados, evidenciam pontos que são caracterizados como relevantes e as contribuições na formação docente, indicam que poderão ocorrer utilizações distintas, no desenvolvimento da gamificação e sua ação docente. Foi possível identificar as dificuldades e fragilidades ocorridas no processo, possibilitando o ato de refletir a prática pedagógica e a formação, em função dos desafios e dificuldades da utilização da gamificação no ensino básico, potencializando assim, estratégias de formação para o professor, que lhe permitam a compreensão, desenvolver e utilizar a gamificação como estratégia didática no contexto educacional.
Formação docente. Gamificação. Estratégia.