PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: WELLINGTON PEREIRA DA SILVA



Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: WELLINGTON PEREIRA DA SILVA
DATA: 03/12/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Centro de Educação
TÍTULO:

A GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA


RESUMO:

A gamificação na educação estabelece novos desafios estratégicos, metodológicos e pedagógicos para os professores, assim como, a ligação com os processos de ensino-aprendizagem têm se colocado como um desafio para os sistemas de ensino. Esta pesquisa tem como objetivo, analisar como os professores incorporam a gamificação na elaboração de seus planos de aula, após a realização de um curso de formação continuada. Este trabalho tem a seguinte questão norteadora: a formação continuada realizada no curso contribuirá para que os professores entendam e introduzam a gamificação em suas disciplinas? Diante da investigação em busca de possíveis respostas, realizamos um curso complementar de caráter de formação continuada para professores da educação básica, utilizando a gamificação como estratégia metodológica, desenvolvida com foco no processo de ensino-aprendizagem. Dentro do referencial teórico que constituiu o estado de conhecimento, destacam-se os seguintes autores: Imbernón (2013), Tardif (2012), Pimentel (2018), Santaella (2018), Alves (2015), Prensky (2012), Zichermann e Cunningham (2011). A metodologia utilizada foi com abordagem qualitativa, na modalidade de Estudo de Caso. A coleta de dados ocorreu do acompanhamento da formação realizada, de observações dos planos didáticos de ensino elaborados pelos professores e questionários. Os sujeitos da pesquisa são professores envolvidos no projeto. Os resultados obtidos quando analisados os dados, evidenciam pontos que são caracterizados como relevantes e as contribuições na formação docente, indicam que poderão ocorrer utilizações distintas, no desenvolvimento da gamificação e sua ação docente. Foi possível identificar as dificuldades e fragilidades ocorridas no processo, possibilitando o ato de refletir a prática pedagógica e a formação, em função dos desafios e dificuldades da utilização da gamificação no ensino básico, potencializando assim, estratégias de formação para o professor, que lhe permitam a compreensão, desenvolver e utilizar a gamificação como estratégia didática no contexto educacional.


PALAVRAS-CHAVE:

Formação docente. Gamificação. Estratégia.


PÁGINAS: 78
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1820982 - FERNANDO SILVIO CAVALCANTE PIMENTEL
Interno(a) - 1121358 - LUIS PAULO LEOPOLDO MERCADO
Externo(a) à Instituição - LYNN ROSALINA GAMA ALVES - UFBA
Notícia cadastrada em: 26/10/2019 07:26
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-3.srv3inst1 28/04/2024 17:40