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Banca de QUALIFICAÇÃO: ANGELINA RENATA ANDRADE RIBEIRO DOS SANTOS



Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: ANGELINA RENATA ANDRADE RIBEIRO DOS SANTOS
DATA: 27/11/2019
HORA: 09:00
LOCAL: CEDU
TÍTULO:

EXPERIÊNCIA DO PENSAMENTO NO ENSINO DE FILOSOFIA NO NIVEL MÉDIO: ENTRE DELEUZE E A EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA

 


RESUMO:

A presente pesquisa pretende investigar a temática referente à experiência do pensamento no ensino de filosofia no nível médio da educação básica brasileira. A experiência do pensamento aqui investigada é compreendida à luz da filosofia de Deleuze (2018), e sendo parte do processo educativo, não está no começo tampouco no fim, está “entre”. Diante disto, temos como objetivos específicos discutir as condições atuais do ensino de filosofia no Brasil com ênfase no ensino médio, reconhecer o ensino de filosofia como problema filosófico, estabelecer relações entre a perspectiva de Deleuze e a experiência do pensamento neste nível de ensino. Para alcançar tais objetivos, o caminho percorrido perpassa por uma metodologia cartográfica sob procedimento bibliográfico e documental, de modo que contempla aspectos referentes à institucionalização do ensino de filosofia no Brasil, tendo como cenário seu panorama histórico, legal e acadêmico; revisão teórica sobre a problemática do pensamento e da filosofia em Deleuze a partir das obras Diferença e Repetição e O que é a filosofia?, escrita em parceria com Guattari; por fim, e ainda em processo de construção, análise do ensino de filosofia como experiência do pensamento sob a regência das principais categorias encontradas: conceito, identidade e diferença.  Tal análise contará com questões próprias da pedagogia do conceito, estratégias para o ensino de filosofia no contexto das diferenças e análise de livro didático (a definir) enquanto ferramenta didático-pedagógica. Até o momento, identificamos dificuldades marcantes para a consolidação do ensino de filosofia no Brasil, assim como contribuições significativas da perspectiva de Deleuze na produção acadêmica para o ensino de filosofia voltado para o pensamento autônomo e com olhar sob as diferenças, portanto um ensino de filosofia enquanto experiência do pensamento.


PALAVRAS-CHAVE:

Experiência do pensamento. Deleuze. Ensino de Filosofia. Ensino Médio.

 


PÁGINAS: 57
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: Filosofia da Educação

MEMBROS DA BANCA:
Interno(a) - 1835863 - ANDERSON DE ALENCAR MENEZES
Interno(a) - 1121375 - WALTER MATIAS LIMA
Notícia cadastrada em: 26/10/2019 19:55
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