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Banca de QUALIFICAÇÃO: WILTON PETRUS DOS SANTOS



Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: WILTON PETRUS DOS SANTOS
DATA: 29/11/2019
HORA: 10:00
LOCAL: Centro de Educação
TÍTULO:

A ESCRITA, O OUTRO E AS CONSTRUÇÕES DE SENTIDO: ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÕES DIALÓGICAS EM REELABORAÇÃO TEXTUAL


RESUMO:

A presente investigação objetivou analisar a reelaboração e organização discursiva do texto fundamentada nas intervenções entre interlocutores interessados (BAZARIM, 2006) a partir de um olhar exotópico. Neste contexto, problematizou-se: qual o papel do outro no desenvolvimento discursivo do texto? De que modo o autor reelabora o texto a partir da intervenção do outro? Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa e aplicada (CHIZZOTTI, 2010; LUDKE E ANDRÉ, 1986; MOITA LOPES, 2006), do tipo pesquisa-ação (THIOLLENTT, 2011). Para realização da referida investigação, utilizamos diferentes estratégias e instrumentos para o levantamento dos dados, a saber: 1) observações e participações nas aulas; 2) gravações e transcrições dos discursos dos alunos e da professora titular, como também, do professor pesquisador durante as atividades de escrita e reelaboração dos textos em sala de aula; 3) anotações dos eventos das aulas; e 4) intervenções em práticas de produção e reelaboração textual. Para a análise dos dados, apoiamo-nos na teoria da heterocientificidade de Mikhail Bakhtin (2011). E, fundamentados nessa ideia, procuramos o cotejo com outras vozes que teorizam e ressoam a perspectiva dialógica do Círculo Bakhtiniano na construção do ser em eventicidade. Essa interação de vozes dialógicas trouxe como resultado o enriquecimento teórico para abordagem das categorias de análise: inacabamento (BAKHTIN, 2011); interlocução interessada como mediação (BAZARIM, 2006); e resposta responsiva ativa (BAKHTIN, 2011). Os resultados preliminares mostram que o inacabamento da discursividade, nos textos dos partícipes da investigação, gera a responsividade no ouvinte (leitor), o qual, compreendendo o enunciado, responde ativamente. A investigação revela ainda que no processo de produção textual o outro assume um lugar significativo na reelaboração dos sentidos do texto através de sua réplica, que permite a retomada das ideias do autor a partir do entrelaçamento de vozes outras. A tessitura da dissertação, em notas conclusivas, ainda iniciais, aponta que, por sua visão excedente, o outro possui papel relevante e determinante na cadeia organizacional e ininterrupta do discurso no texto. 


PALAVRAS-CHAVE:

Escrita; Inacabamento; Intervenção; Reelaboração discursiva


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2546184 - ADRIANA CAVALCANTI DOS SANTOS
Interno(a) - 3246943 - MARINAIDE LIMA DE QUEIROZ FREITAS
Externo(a) à Instituição - ALEXSANDRO DA SILVA - UFPE
Notícia cadastrada em: 28/10/2019 15:28
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