PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIAN DA SILVA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: ELIAN DA SILVA SANTOS
DATA: 04/12/2019
LOCAL: Laboratório do Manuscrito Escolar (LAME)

MANUSCRITOS ESCOLARES DE ALUNOS RECÉM-ALFABETIZADOS: UM ESTUDO SOBRE A DENSIDADE E DIVERSIDADE LEXICAL

Nas últimas décadas, estudos sobre o desenvolvimento linguístico têm analisadoos diferentes aspectos da escrita dos alunos como a ortografia, a sintaxe, a semântica, a riqueza lexical, dentre outros. Diversos trabalhos investigam como a riqueza lexical se apresenta em textos escolares de alunos de diferentes nacionalidades e níveis escolares, a partir da mensuração de dois indicadores linguísticos: densidade e diversidade lexical (MENARD, 1983; READ, 2000; BERMAN E VERHOEVEN, 2002; RODRIGUES, 2008; JOHANSSON, 2009; DALLER, 2013; SOO-KYUNG, 2013; WANG, 2014; MARTINS, 2016). A densidade lexical é definida como a concentração de itens lexicais (substantivos, adjetivos, verbos e alguns advérbios) no texto (HALLIDAY, 1985) e a diversidade lexical, como o alcance da variedade de palavras de um vocabulário (MACCARTHY E JARVIS, 2004). Este estudo tem por objetivo descrever e analisar a quantidade de palavras escritas (PE), a Diversidade Lexical (DiL) e a Densidade Lexical (DeL) em manuscritos escolares produzidos por duplas de alunos brasileiros (7 – 8 anos), cursando o 2º ano do Ensino Fundamental. O corpus é constituído por 30 histórias inventadas, coletadas em uma escola da rede privada, localizada na cidade de Maceió/AL. Adotando um tratamento metodológico de natureza quali-quantitativa, utilizou-se o software de análise lexical, lexicanalytics (SANTOS, LEITE, CALIL, 2016) para a quantificação de PE. A DiL foi mensurada através da medida D, aplicada ao modelo VOCD (MACCARTHY E JARVIS, 2007) e para a medição da DeL, dividiu-se o número de itens lexicais pelo total de palavras do texto. Posteriormente, os valores obtidos foram submetidos a uma análise de estatística descritiva para a obtenção da média e desvio padrão (DP) e a uma análise estatística inferencial, através da aplicação do teste de significância ANOVA. Os resultados gerais indicam que as duplas escreveram seus manuscritos escolares com aproximadamente 90 palavras e DP = 10,75, havendo uma média de DiL = 49%, com DP =13,17 e uma média de DeL= 48%, com DP = 3,99. O percentual da DiL representa a variedade do vocabulário usado pelas duplas, neste caso, correspondendo à 44 palavras (diferentes). De acordo com o percentual da DeL, dessas 44 palavras, 23 são lexicais (substantivo, adjetivos, verbos e alguns advérbios), enquanto as restantes correspondem às palavras com valores não lexicais (artigos, pronomes, numerais, preposições, interjeições etc). Comparando os desvios padrões, observou-se um alto desvio para a DiL, o que significa dizer que houve uma dispersão na diversidade das duplas. Enquanto que o baixo valor do desvio da DeL representa uma similaridade na quantidade de itens lexicais usados. Na aplicação da ANOVA, não foi detectada diferença significativa entre DiL e DeL das duplas, entretanto, o teste apontou uma diferença significativa (p = 0,0006) entre os números de PE. Esses resultados sugerem que os manuscritos escolares se diferenciam significativamente apenas em relação ao total de palavras escritas. Espera-se que esses resultados, ainda que parciais, possam contribuir para a compreensão da riqueza lexical em manuscritos escolares de alunos recém-alfabetizados e, assim, auxiliar os professores no estabelecimento de parâmetros para a avaliação de seus alunos.

PALAVRAS-CHAVE:

Desenvolvimento linguístico. Escrita Colaborativa. Riqueza Lexical.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

Presidente - 2145404 - EDUARDO CALIL DE OLIVEIRA