PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: VERA LUCIA PONTES DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: VERA LUCIA PONTES DOS SANTOS
DATA: 04/12/2019
LOCAL: Sala de Reuniões do Centro de Educação

BLENDED LEARNING NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES UNI-VERSITÁRIOS: NOVAS CONEXÕES À PROFISSIONALIZAÇÃO E À PRÁTICA DOCENTE

Esta tese analisa a concepção teórico-prática de professores universitários que experienciaram o curso híbrido Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas (TDMA), promovido em parceria com o Inova Práticas Educacionais (IPE/SC), no âmbito da política de formação continuada de professores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O objetivo central é evidenciar os efeitos pedagógicos do blended learning na/para a profissionalização docente na educação superior e identificar como esse processo contribui na reconfiguração da sala de aula universitária. Do mesmo modo, investiga os múltiplos espaços e experiências de aprendizagem possibilitada pela vivência de cenários híbridos de formação e seus impactos na profissionalização e prática docente. A pesquisa contou com a colaboração de 25 (vinte e cinco) professores de diversas áreas da graduação, egressos do curso de formação continuada. Tem como objetivo principal investigar os efeitos pedagógicos do blended learning na formação de professores universitários e como esses saberes se aplicam na sala de aula universitária desses egressos. Nessa busca, referencia-se na abordagem multirreferencial delineada pela pesquisa-formação e instrumentalizada por narrativas de formação, produzidas a partir de questionário biográfico online, entrevista narrativa e diário de bordo do pesquisador. O percurso investigativo-formativo assume três dimensões. Em primeiro plano, o entrelaçamento teórico-metodológico, por meio de discussões fundamentadas sobre a docência na educação superior e a formação continuada de professores universitários (MASETTO, 2012; 2015; PI-MENTA; ANASTASIOU, 2010; DIAS, 2010; PARENTE et al, 2015; SANTOS, 2016; 2017) e, na sequência, as discussões são abalizadas por aportes sobre blended learning como estratégia inovadora de ensino-aprendizagem – e nessa mescla incluem-se o uso de tecnologias digitais e metodologias ativas (MORAN, 2013 e 2015; SILVA, 2012, BACICH et al, 2015; HORN; STAKER, 2015; VALENTE, 2014). Em segundo plano, cunha-se a discussão e análise da pesquisa-formação multirreferencial em contextos híbrido-formativos, por meio dos dados produzidos, à luz dos respectivos fundamentos teóricos que respaldam o estudo. Por fim, apresenta-se a síntese dos resultados, evidenciando o potencial pedagógico do blendedlearning na formação continuada de professores universitários e como esses novos saberes/fazeres estão implicados na aula universitária dos egressos.

PALAVRAS-CHAVE:

Blended learning na educação superior, TDIC, Metodologias ativas, Pesquisa-formação multirreferencial, Contextos híbrido-formativos.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional

Presidente - 1121358 - LUIS PAULO LEOPOLDO MERCADO