EDUCAÇÃO É A BASE: O DISCURSO SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PRESENTE NOS MATERIAIS DE APOIO DOS PROCESSOS DE DISCUSSÃO E IMPLEMENTAÇÃO
Propomos analisar, neste trabalho, o discurso sobre a Base Nacional Comum Curricular que está presente nos materiais de apoio dos processos de discussão e implementação da BNCC, buscando compreender os seus efeitos de sentido. Os materiais de apoio a serem analisados foram utilizados na formação de professores buscando construir processos de consenso e silenciamento, pois a BNCC é apresentada como o resultado de grandes avanços, uma “nova era”, onde a “educação é a base”. No entanto, o que estaria em curso seria a utilização da educação pública para atender as novas demandas do capital, uma vez que instituições da iniciativa privada e organismos internacionais tiveram atuação importante no processo de elaboraçãoda BNCC. Seremos norteados pelos pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso (AD), filiada a Michel Pêcheux. Na AD entende-se que a língua materializa o discurso e são considerados os seus elementos históricos, sociais, culturais e ideológicos para compreender esse discurso, pois ele não nasce a partir do nada, mas sim de um trabalho sobre outros discursos, se materializando para responder as necessidades colocadas pelas relações entre os homens. Para alcançar o objetivo da pesquisa iremos identificar e discutir as condições de produção amplas e estritas do discurso sobre a BNCC; selecionar sequências discursivas dos materiais de apoio para a constituição do corpus de pesquisa; e analisar as sequências discursivas selecionadas buscando compreender os efeitos de sentido produzidos para a BNCC. Esperamos ao fim da pesquisa contribuir para os estudos de análise do discurso voltados para a Educação Brasileira.
Discurso. Educação Básica. Mercantilização. Formação de professores. Base Nacional Comum Curricular.