PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: KEITY ELEN DA SILVA MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: KEITY ELEN DA SILVA MELO
DATA: 05/12/2019
LOCAL: CEDU

Compreensões da prática pedagógica de educação infantil na perspectiva das famílias

O presente estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa em educação, que tem como objetivo investigar compreensões da prática pedagógica de educação infantil sob a perspectiva das famílias de crianças usuárias de espaços infantis públicos, que atendam crianças na faixa etária de zero a cinco anos, na cidade de Penedo/AL. A pesquisa envolve a exibição de dois filmes sobre situações do cotidiano de educação infantil de dois países: Brasil e Dinamarca e sua discussão em grupos focais formados por pais e mães de crianças que frequentam instituições de educação infantil. Os filmes foram produzidos e utilizados em uma pesquisa desenvolvida por Haddad (2018), intitulada “Compreensões da prática pedagógica de educação infantil: observações de segunda ordem a partir de videogravação”, que teve como objetivo compreender conceitos e valores básicos relacionados a boas práticas pedagógicas em educação infantil e utiliza o método  sophos desenvolvido por duas pesquisadoras dinamarquesas (HANSEN; JENSEN, 2004). O referido método combina a exibição de filmes e sua discussão em grupo focal por diversos observadores/participantes. O termo é um acrônimo para Second Order Phenomenological Observation Scheme – Esquema de Observação Fenomenológica de Segunda Ordem, título que indica a finalidade do referido método: observações de segunda ordem. Assim, o pesquisador que se utiliza do sophos observa pessoas que estão observando a prática pedagógica videogravada nos filmes. A pesquisa ora apresentada caracteriza-se por um estudo piloto que envolveu a realização de um grupo focal, com três participantes, com vistas à apropriação do método adotado. Posteriormente, serão convidados a participar da investigação 16 (dezesseis) famílias, entre pais ou mães de crianças matriculadas na rede municipal de educação infantil da cidade de Penedo/AL, constituindo quatro grupos focais, com quatro participantes em cada grupo. A importância deste estudo é a de contribuir para a visibilidade e valorização das especificidades e práticas de cuidado e educação infantil. Sua relevância científica está em ampliar as discussões sobre a temática que envolva as famílias como atores que se vinculam às práticas pedagógicas desenvolvidas nos contextos de educação infantil. Assim, a partir da utilização do método sophos nesta pesquisa, as famílias concedem as suas vozes para o levantamento de temas e questões que serão discutidos no estudo, constituindo desse modo, um material de reflexão para as instituições de educação infantil, a respeito do que pensam e como compreendem as práticas pedagógicas desenvolvidas nesses espaços.

PALAVRAS-CHAVE:

Educação Infantil; Prática Pedagógica; Família; Sophos.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Pré-Escolar

Presidente - 1546052 - LENIRA HADDAD