Compreensões sobre a prática pedagógica na educação infantil e necessidades formativas dos professores
A pesquisa em questão trata de uma Dissertação de Mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE da Universidade Federal de Alagoas-UFAL intitulada Compreensões sobre a prática pedagógica na educação infantil e necessidades formativas dos professores. É uma pesquisa de abordagem qualitativa fundamentada em MENGA e LUDCKE (2017) e se propõe a analisar as compreensões dos professores de educação infantil sobre a prática pedagógica e necessidades formativas desses profissionais no Município de Penedo-AL. Esta pesquisa articula-se com o Projeto de Pesquisa e Extensão A CRIANÇA, A CIDADE E O PATRIMÔNIO: diálogos com os saberes e fazeres das comunidades penedense e eborense, coordenado pela Professora Dra. Lenira Haddad e desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Educação Infantil e Desenvolvimento Humano do PPGE/UFAL do qual sou membro. O foco da pesquisa é a compreensão dos professores de educação infantil sobre as práticas pedagógicas por meio do uso de filmes e sua compreensão em grupos focais. O uso de filmes como recurso para coleta de dados em pesquisa já é uma prática, embora, até pouco tempo, o foco estava na análise do comportamento dos sujeitos no conteúdo do vídeo, o que caracteriza observação de primeira ordem. Utilizando o método de usar filmes em pesquisa, Tobin, Wu e Davidson (1989), realizam gravação de filmes no Japão, China e Estados Unidos para comparar práticas de educação infantil nos três países. No método Sophos, o foco está em quem assiste ao filme, suas reações, suas impressões e compreensões. O método Sophos, é um método inovador criado por duas dinamarquesas (HANSEN; JENSEN, 2004) O termo é um acrônimo para Second Order Phenomenological Observation Scheme, ou seja, esquema de observação fenomenológica de segunda ordem. “Ao se utilizar do Sophos, o pesquisador estará observando pessoas que estão observando a prática pedagógica apresentada em filme”. (HADDAD, 2019). Jensen (2011) realizou uma pesquisa sobre a compreensão da prática pedagógica envolvendo a filmagem do cotidiano de instituições de educação infantil na Dinamarca, Inglaterra e Hungria. A pesquisa utilizava a apresentação de filmes em grupos focais formados por pessoas de diferentes perfis e a atenção estava voltada para as reações dessas pessoas ao assistirem os filmes. Haddad (2018) realizou uma réplica da pesquisa dinamarquesa, contando com a consultoria de Jensen, para a qual foram produzidos dois filmes sobre um dia em uma instituição de educação infantil, um no Brasil e outro na Dinamarca. A presente pesquisa se utiliza desses dois filmes e sua apresentação para professores em grupos focais. Os filmes são instrumentos provocadores de discussões para analisar as compreensões dos professores sobre o que se apresenta no cotidiano dessas instituições. A referida pesquisa se fortalece nos referenciais de Haddad (2015), Barbosa (2006) e Rinald (2017) para a compreensão da prática pedagógica. Para a análise dos dados dos grupos focais, é utilizada a técnica de análise de conteúdo, inspirada em Bardin (2016). A proposta é compreender como os professores veem o dia a dia de uma instituição de educação infantil e o que compreendem sobre esse processo que se dá justamente pela reflexão sobre a prática pedagógica.
Práticas Pedagógicas. Formação de Professores. Educação Infantil