PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOAO JOSE DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: JOAO JOSE DA SILVA
DATA: 06/12/2019
LOCAL: Sala de Seminários

A ASSESSORIA ESPECIAL DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO-AESI NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS: A EDUCAÇÃO SOB OS OLHOS DA DITADURA CIVIL-MILITAR (1971-1974)

Essa pesquisa tem como objeto investigar a criação e atuação da Assessoria Especial de Segurança e Informações instituída na Universidade Federal de Alagoas - UFAL em 14 de dezembro de 1971, no reitorado do professor Nabuco Lopes Tavares da Costa Santos, no período que compreende entre 1971 e 1974. Para a realização deste estudo, utilizamos a análise bibliográfica, a Reforma Universitária de 1968, aliada às ações de repressão e controle da Ditadura e alguns documentos localizados no arquivo acadêmico da UFAL. Neste sentido, tendo como referencial teórico o pensamento gramsciano, analisaram-se aspectos relevantes para a compreensão do papel do Estado no período em estudo. Por sua vez, utilizamos a Análise de Conteúdo para categorização dos dados contidos nos referidos documentos, bem como a revisão de literatura como instrumentos de coleta de dados. Constatamos a ação de uma Assessoria que buscou orientar o reitor e diretores de Faculdades, tanto na tomada de decisão, quanto como proceder em um ambiente propício à disseminação de ideias de esquerda, ideias revolucionárias. Quanto ao argumento de manutenção da ordem, da disciplina e de uma paz pública pautada na autoridade e no controle sobre a sociedade, considerou-se um mais um golpe na democracia, viabilizado por meio de uma direção moral e intelectual da sociedade, onde a dominação é alcançada mediante o consenso. A ação dos membros da AESI e dos envolvidos nas respostas às suas solicitações de informações e orientações no período da Ditadura civil-militar convergiram com o combate às ideias de esquerda, e para isso buscou-se implementar mecanismos de controle dentro da universidade.

PALAVRAS-CHAVE:

Ditadura Civil-Militar, Estado Brasileiro, Hegemonia, Repressão

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Permanente

Presidente - 1646587 - EDNA CRISTINA DO PRADO
Interno(a) - 1321168 - INALDA MARIA DOS SANTOS
Externo(a) à Instituição - MARIA JOSÉ DE REZENDE - UEL
Notícia cadastrada em: 05/11/2019 12:57
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-3.srv3inst1 29/04/2024 04:13