PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: NELIDA FERNANDA INACIO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: NELIDA FERNANDA INACIO DA SILVA
DATA: 05/12/2019
LOCAL: SALA DE VÍDEO CONFERÊNCIA

O INSTITUTO AYRTON SENNA EM MACEIÓ-AL: UMA ANÁLISE SOBRE A PARCERIA PÚBLICO PRIVADA ENTRE O IAS E A EDUCAÇÃO PÚBLICA DO MUNICÍPIO

A pesquisa “O INSTITUTO AYRTON SENNA EM MACEIÓ-AL: uma análise sobre a parceria público privada entre o ias e a educação pública do município” tem como objeto de estudo a relação via parceria público-privada entre o Instituto Ayrton Senna e a Secretaria Municipal de educação. O Instituto Ayrton Senna participa de 5 programas em parceria com a SEMED de Maceió-AL, sua atuação inicia em 2015 com os programas de correção de fluxo Se liga e Acelera, desde então o IAS é parceiro destes e de mais 3 programas: Gestão nota 10, Fórmula da vitória, Gestão e política da alfabetização. Além dos 5 programas supracitados o IAS atua ainda na avaliação do programa Menteinovadora, realizado mediante parceria entre a SEMED, a empresa MindLab e desde 2017 com o IAS. São programas que marcam presença  na gestão e no ensino aprendizagem da educação pública de Maceió-AL. Diante da expansiva e notória atuação do IAS na rede pública de ensino maceioense lança-se a seguinte problemática: Quais as principais alterações no direcionamento da política educacional da rede pública municipal de ensino de Maceió-AL decorrente das parcerias entre o IAS e a SEMED? O objetivo geral da pesquisa consiste em compreender dimensões históricas, políticas e educacionais da parceria entre o Instituto Ayrton Senna e a rede pública municipal de ensino de Maceió – AL. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa orientada pelo método materialista histórico dialético na busca da apreensão do real a partir de suas contradições e relações entre singularidade, particularidade e universalidade. A metodologia inclui os seguintes procedimentos: revisão de literatura, estudo documental e levantamento de dados empíricos. A análise dos dados documentais tem como base a metodologia de análise de documentos de política educacional sugerida por Shiroma, Campos e Garcia (2005), as entrevistas semiestruturadas possuem com base na técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 1977). A título de apresentação, a pesquisa apresenta uma introdução que apresenta os principais pontos da pesquisa com o intuito de apresentar seu percurso, indo desde a motivação aos procedimentos tomados, um primeiro capítulo intitulado “Da totalidade às particularidades: de onde fala o Instituto Ayton Senna(IAS)?” que busca realizar uma análise histórica, política e educacional do IAS e um segundo capítulo intitulado “ O Instituto Ayrton Senna em Maceió- al” no intuito de aprofundar as análises dos programas e categorias que os envolve. Espera-se com esta pesquisa ampliar a compreensão crítica das possíveis influências que as parcerias público-privadas entre esses dois entes pode promover na educação pública maceioense, espera-se ainda a ampliação na produção de conhecimento sobre a atuação das parcerias público-privadas via IAS, contribuindo para a ação dos responsáveis pela formulação, implementação e avaliação das políticas públicas educacionais em todo o território nacional e em Maceió-AL.

PALAVRAS-CHAVE:

Instituto Ayrton Senna; Maceió –AL ; Parcerias Público-Privadas

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Política Educacional

Presidente - 1321168 - INALDA MARIA DOS SANTOS
Interno(a) - 1646587 - EDNA CRISTINA DO PRADO
Externo(a) à Instituição - VERA MARIA VIDAL PERONI - UFRGS
Notícia cadastrada em: 08/11/2019 14:51
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 28/04/2024 17:07