AS CULTURAS ORGANIZACIONAIS ESCOLARES: UM ESTUDO DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Esta investigação objetiva produzir conhecimento sobre as culturas organizacionais escolares, tendo como foco o trabalho dos/as professores/as no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tem como loci duas escolas públicas pertencentes ao município de Maceió. Partiu-se da seguinte problematização: Quais as implicações da cultura organizacional escolar no trabalho dos/as professores/as da EJA? Essa problematização desdobrou-se em indagações como: Quais culturas organizacionais escolares e docentes são construídas e vivenciadas com/pelos/as professores/as na EJA? Que bases norteiam o ser e fazer dos/as professores/as na/a EJA? Qual a percepção dos/as professores/as em relação à escola e ao trabalho na modalidade da EJA? Para alcançar o objetivo e responder as indagações optou-se pela abordagem qualitativa (LUDKE; ANDRÉ, 2013), do tipo estudo de casos múltiplos (YIN, 2010) e na técnica da análise de conteúdo (BARDIN, 2008). O percurso do estudo requereu uma (re)visita ao material disponível no acervo do Banco de Dados do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão (Nepeal), do Centro de Educação (Cedu), advindo de uma pesquisa anterior sobre as culturas organizacionais escolares financiadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal, 2017-2018), referente ao Relatório, Diário de Confidências (MARINHO, 2014), onde constam os registros dos cotidianos e as transcrições das Sessões Conversas realizadas com professores/as e estudantes das escolas observadas. Esse material constitui-se em fontes de dados que estão sendo analisados nesta investigação ora em andamento. Tem-se buscado fundamentação em: Hargreaves (1998); Santos Guerra (2001); Tardif e Lessard (2005); Silva (2006), Soares (2006), dentre outros. O aprofundamento teórico-epistemológico deste estudo vem apontando implicações das culturas organizacionais escolares no trabalho dos/as professores/as da EJA no município de Maceió, o que significa desocultar e redefinir o lugar da EJA nas escolas.
Culturas; Trabalho Docente; Educação de Jovens e Adultos.