PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARSEILLE EVELYN LESSA DE SANTANA



Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: MARSEILLE EVELYN LESSA DE SANTANA
DATA: 13/12/2019
HORA: 08:30
LOCAL: Centro de Educação
TÍTULO:

PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA INVERTIDA: ANÁLISE DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO


RESUMO:

A presente pesquisa trata sobre o processo de aprendizagem na sala de aula invertida (SAI). No contexto da SAI, este estudo apresenta a perspectiva empírica de uma investigação sobre a SAI como uma metodologia que possibilita alunos mais participativos quando comparada a sala de aula tradicional.  A metodologia da SAI pode possibilitar o estreitamento da relação professor x aluno. Na sala de aula invertida o professor poderá deixar de ser somente transmissor de conhecimentos e assumir uma posição de orientação da aprendizagem numa perspectiva mediadora. Esta pesquisa tem como objetivo analisar o processo de aprendizagem na sala de aula invertida de estudantes do ensino médio, na perspectiva do ensino híbrido, propondo o uso das TD como forma a potencializar a aprendizagem dos alunos. A metodologia utilizada para realização deste estudo foi a pesquisa qualitativa, usando os parâmetros do estudo de caso, e utilizando a triangulação dos dados a partir dos dados de questionário, entrevista, anotações no diário do pesquisador e observação. Pretende-se com a realização desta pesquisa buscar esclarecer o seguinte problema: como a sala de aula invertida influencia o processo de aprendizagem de alunos do ensino médio de uma escola em Maceió-AL? Este estudo se propõe apresentar contribuições para o desenvolvimento da área da educação, refletindo sobre o uso de TD nas práticas educacionais desenvolvidas em contexto híbrido, a partir da utilização da SAI na disciplina de biologia, por alunos da 1ª série do ensino médio, da Unidade Integrada SESI SENAI – EBEP Carlos Guido Ferrario Lobo.


PALAVRAS-CHAVE:

Sala de aula invertida, aprendizagem, ensino híbrido, tecnologias digitais.


PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1820982 - FERNANDO SILVIO CAVALCANTE PIMENTEL
Interno(a) - 3288419 - CLEIDE JANE DE SA ARAUJO COSTA
Externo(a) à Instituição - ANA BEATRIZ GOMES PIMENTA DE CARVALHO - UFPE
Notícia cadastrada em: 21/11/2019 17:42
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-3.srv3inst1 28/04/2024 18:13