PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARSEILLE EVELYN LESSA DE SANTANA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: MARSEILLE EVELYN LESSA DE SANTANA
DATA: 13/12/2019
LOCAL: Centro de Educação

PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA INVERTIDA: ANÁLISE DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO

A presente pesquisa trata sobre o processo de aprendizagem na sala de aula invertida (SAI). No contexto da SAI, este estudo apresenta a perspectiva empírica de uma investigação sobre a SAI como uma metodologia que possibilita alunos mais participativos quando comparada a sala de aula tradicional.  A metodologia da SAI pode possibilitar o estreitamento da relação professor x aluno. Na sala de aula invertida o professor poderá deixar de ser somente transmissor de conhecimentos e assumir uma posição de orientação da aprendizagem numa perspectiva mediadora. Esta pesquisa tem como objetivo analisar o processo de aprendizagem na sala de aula invertida de estudantes do ensino médio, na perspectiva do ensino híbrido, propondo o uso das TD como forma a potencializar a aprendizagem dos alunos. A metodologia utilizada para realização deste estudo foi a pesquisa qualitativa, usando os parâmetros do estudo de caso, e utilizando a triangulação dos dados a partir dos dados de questionário, entrevista, anotações no diário do pesquisador e observação. Pretende-se com a realização desta pesquisa buscar esclarecer o seguinte problema: como a sala de aula invertida influencia o processo de aprendizagem de alunos do ensino médio de uma escola em Maceió-AL? Este estudo se propõe apresentar contribuições para o desenvolvimento da área da educação, refletindo sobre o uso de TD nas práticas educacionais desenvolvidas em contexto híbrido, a partir da utilização da SAI na disciplina de biologia, por alunos da 1ª série do ensino médio, da Unidade Integrada SESI SENAI – EBEP Carlos Guido Ferrario Lobo.

PALAVRAS-CHAVE:

Sala de aula invertida, aprendizagem, ensino híbrido, tecnologias digitais.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional