PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: LILIAN ROBERTA SALUSTIANO FRANÇA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: LILIAN ROBERTA SALUSTIANO FRANÇA
DATA: 12/12/2019
LOCAL: CEDU

TÍTULO: As práticas docentes de avaliação da aprendizagem em contextos de educação híbrida de um Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia

A pesquisa empreendida consiste em uma análise das práticas docentes de avaliação da aprendizagem realizadas em contextos de educação híbrida, de um curso de Licenciatura Plena em Pedagogia de uma universidade pública brasileira. Trata-se de um estudo com relevância para o âmbito científico e social, cuja motivação partiu da necessidade de compreender o seguinte questionamento: como ocorrem as práticas docentes de avaliação da aprendizagem em contextos híbridos de educação? Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura que sustentou o entendimento a respeito do objeto dessa pesquisa considerando os fundamentos conceituais defendidos por Hoffmann (1993), (1998), (2001); Luckesi (2000a), (2000b), (2011), (2018); Bacich et al. (2015); Horn e Staker (2015) sobre as perspectivas de avaliação da aprendizagem escolar e as especificidades da educação híbrida. A metodologia utilizada para a realização dessa pesquisa qualitativa seguiu a abordagem do estudo de caso, sendo do tipo exploratória, e envolveu como instrumentos de coleta de dados: a observação direta das aulas, a entrevista com os docentes e a análise documental dos planos de ensino. O processo investigativo ocorreu durante os meses de agosto e setembro de 2019, no âmbito de quatro disciplinas do curso de Ensino Superior, cujos pressupostos teórico-metodológicos se articulavam a perspectiva do hibridismo em educação, combinando as contribuições pedagógicas da educação convencional com as potencialidades da educação online e a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), promovendo experiências didáticas para as práticas de ensinar e aprender. Nos cenários educativos investigados cujas propostas didático-pedagógicas se enquadravam na modalidade híbrida de educação, foram coletados os dados referentes aos modelos híbridos adotados pelos docentes em suas disciplinas; os tipos de avaliação realizados; os instrumentos utilizados para promover a avaliação; a realização da personalização da aprendizagem; os processos de autoavaliação incentivadas pelos docentes e prática docente de avaliação proposta nos planos de ensino.

PALAVRAS-CHAVE:

Avaliação da Aprendizagem; Educação Híbrida; Prática Docente.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional

Presidente - 3288419 - CLEIDE JANE DE SA ARAUJO COSTA