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Banca de DEFESA: VANESSA MARIA COSTA BEZERRA SILVA



Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: VANESSA MARIA COSTA BEZERRA SILVA
DATA: 19/02/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Centro de Educação
TÍTULO:

 

 

 

FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: PRESSUPOSTOS FILOSÓFICOS E POLÍTICOS


RESUMO:

A homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC/2018), política educacional de caráter normativo/prescritivo para a educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, aprofundou o contexto das reformas educacionais de cunho neoliberal para a educação brasileira. Este estudo faz uma análise dos fundamentos pedagógicos da BNCC, destacando as diretrizes centrais. O problema central da pesquisa partiu das seguintes indagações: Quais são os fundamentos pedagógicos da BNCC? Quais são as diretrizes centrais desses fundamentos? Qual formação a BNCC quer instaurar nas escolas de educação básica? Para responder a esses questionamentos, realizamos, com base na perspectiva qualitativa, uma pesquisa de caráter bibliográfico, a partir da análise documental, em que os seguintes autores: Harvey (2008), Diógenes (2014), Cury (1998, 2000, 2002, 2003, 2018), Saviani (1998, 2004), Ramos (2001) e Frigotto (2006, 2010) nortearam o percurso investigativo. O marco normativo desta pesquisa encontra-se na terceira Lei da Educação Brasileira (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional/LDB nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996), que regulamentou os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs/1997), as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs/1998; 2010), os Planos Nacionais de Educação (PNE/ 2001-2011; 2014-2024) e a BNCC (2018). Utilizamos como método o materialismo histórico-dialético, a fim de compreender os movimentos e as contradições em que a BNCC (2018) se insere, considerando as seguintes categorias: Estado Neoliberal, Políticas Educacionais, Competências e Educação Integral. Identificamos que os fundamentos pedagógicos da BNCC (2018) dão continuidade as orientações do Relatório publicado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em 1996, intitulado “Educação: um tesouro a descobrir (1998)”, ao propor uma educação integral para a formação dos discentes nos espaços escolares com foco nas competências/habilidades, visando a adaptação/acomodação às novas exigências do mercado de trabalho, em um contexto de instabilidade econômica do sistema capitalista.


PALAVRAS-CHAVE:

 

 

 

Base Nacional Comum Curricular. Estado Neoliberal. Políticas Educacionais. Competências. Educação Integral.


PÁGINAS: 107
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Política Educacional

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1658973 - ELIONE MARIA NOGUEIRA DIOGENES
Interno(a) - 1321168 - INALDA MARIA DOS SANTOS
Externo(a) à Instituição - VELEIDA ANAHÍ DA SILVA - UFS
Notícia cadastrada em: 17/01/2020 07:59
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