PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de DEFESA: ELIAN DA SILVA SANTOS

Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: ELIAN DA SILVA SANTOS
DATA: 19/02/2020
LOCAL: Laboratório do Manuscrito Escolar (LAME)

MANUSCRITOS ESCOLARES DE ALUNOS RECÉM-ALFABETIZADOS: UM ESTUDO SOBRE A DENSIDADE E DIVERSIDADE LEXICAL

Ao longo das últimas décadas, diferentes abordagens metodológicas vêm sendo propostas para explicar o conhecimento lexical e desenvolver métricas para a sua avaliação no contexto escolar. Um índice usado para dimensionar esse conhecimento é a riqueza lexical, podendo ser representada através de indicadores linguísticos, como a densidade e diversidade lexical. Sendo a densidade compreendida como a concentração de itens lexicais (substantivos, adjetivos, verbos e alguns advérbios) em um texto e a diversidade, como o alcance da variedade de palavras de um vocabulário. Consolidados na literatura como indicadores confiáveis para avaliação da riqueza lexical, a densidade e a diversidade lexical vêm sendo aplicadas em textos escolares de alunos de diferentes nacionalidades, idades e níveis escolares. O presente estudo tem como objetivo analisar a quantidade de palavras escritas (PE), a Diversidade Lexical (DiL) e a Densidade Lexical (DeL) em manuscritos escolares produzidos por díades de alunos brasileiros, matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental. O corpus é constituído por 30 contos etiológicos inventados, coletados em uma escola da rede privada, localizada na cidade de Maceió-AL. Adotando uma metodologia léxico-estatística, utilizamos o software de análise lexical, lexicanalytics para a quantificação de PE. A DiL foi mensurada através da medida D, aplicada ao modelo VOCD e para medição da DeL, dividimos o número de itens lexicais pelo total de palavras do texto. Posteriormente, os valores obtidos foram submetidos a uma análise de estatística descritiva para a obtenção da média e desvio padrão (DP) e a uma análise estatística inferencial, através da aplicação do teste de correlação e de variância ANOVA. Os resultados indicaram que as díades escreveram seus manuscritos com aproximadamente 90 palavras e DP = 28,87, havendo uma média de DiL = 49,40%, com DP =13,17 e uma média de DeL= 48%, com DP = 3,99. No teste de variância ANOVA, não foi detectada diferença significativa (p-valor = 0,08846) entre as médias de DiL das díades, o mesmo foi observado entre as médias da DeL (p-valor = 0,3484). Esses resultados sugerem que as díades de alunos recém-alfabetizados analisadas usam a mesma proporção de DeL e DiL na produção de seus manuscritos. Esperamos que esses resultados possam contribuir para uma maior compreensão acerca das escolhas lexicais dos aprendizes recém-alfabetizados e, assim, auxiliar os professores na avaliação dos aspectos lexicais das produções textuais de seus alunos.

PALAVRAS-CHAVE:

Conhecimento Lexical. Escrita Colaborativa. Riqueza Lexical.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

Presidente - 2145404 - EDUARDO CALIL DE OLIVEIRA