PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de DEFESA: EDUARDO BRUNO ALMEIDA DOS SANTOS



Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: EDUARDO BRUNO ALMEIDA DOS SANTOS
DATA: 19/03/2020
HORA: 10:00
LOCAL: Auditório do Centro de Educação
TÍTULO:

DESAFIOS NA FORMAÇÃO DO JORNALISTA DIANTE DO CENÁRIO DE PROLIFERAÇÃO DAS FAKE NEWS


RESUMO:

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) têm proporcionado significativas mudanças no modo de produção e compartilhamento de conteúdo, o que afeta diretamente o Jornalismo. Este estudo aborda os desafios na formação do jornalista, sobretudo, a partir da emergência de novos meios de comunicação e da proliferação de fake news. A pesquisa está fundamentada por Lévy (2017), Santaella (2018 e 2010), Ferrari (2018), D’Ancona (2018), Aparici (2012), Cloutier (2012), Prado (2011), Rodrigues (2009) e Recuero (2009). É objetivo geral deste trabalho investigar a formação universitária do jornalista diante das mudanças geradas pelas TIC e pela proliferação de fake news. São objetivos específicos da investigação analisar o impacto das TIC na produção de notícias; discutir a produção e distribuição das fake news; investigar a formação universitária do jornalista; caracterizar as competências que são exigidas dos jornalistas diante deste novo cenário; e analisar o modelo de ensino adotado pelo Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), especialmente a relação com as fake news. Esta pesquisa tem enfoque qualitativo, por buscar compreender o fenômeno analisado a partir da perspectiva de seus participantes, utilizando para tanto suas experiências, pontos de vista como forma de perceber subjetivamente a realidade. A estratégia de investigação adotada é o estudo de caso, pois esta pesquisa busca compreender o fenômeno analisado por meio da interpretação em contexto. O trabalho é desenvolvido com professores do curso de Jornalismo da Ufal, no Campus Maceió, e utilizamos como instrumentos de coleta de dados análise documental do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Jornalismo e entrevistas. São objetos de análise a Resolução CNE/CES nº 1, de 27 de setembro de 2013 (BRASIL, 2013), que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para o curso de graduação em Jornalismo e o PPC de Jornalismo da Ufal (UFAL, 2014), reestruturado no ano de 2014, com a proposta de se adequar às mudanças sofridas pela atividade no século XXI. Neste trabalho são utilizadas entrevistas semiestruturadas com professores do curso em questão. A análise dos dados da pesquisa foi dividida em etapas. Foram consideradas a coleta de documentos e materiais e as entrevistas. No âmbito da coleta, foram consideradas observações gerais e observações enfocadas. No âmbito da análise, houve o confronto dos dados e das observações coletadas com a teoria fundamentada. Finalmente, no âmbito dos resultados, foram estabelecidas semelhanças e diferenças entre os dados coletados e identificadas as categorias, com seus significados e as suas relações. Nesta investigação, foram identificadas limitações de ordem física, lógica e de conteúdo nos laboratórios do curso, deficiências no planejamento para uso das TIC e incompatibilidades entre o que está contido no PPC e o que é apresentado em sala de aula, concluindo-se, portanto, que há limitações que dificultam a abordagem de temáticas como a Pós-Verdade e as fake news.


PALAVRAS-CHAVE:

Jornalismo; fake news; formação universitária.


PÁGINAS: 129
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional

MEMBROS DA BANCA:
Interno(a) - 1820982 - FERNANDO SILVIO CAVALCANTE PIMENTEL
Presidente - 1121358 - LUIS PAULO LEOPOLDO MERCADO
Externo(a) à Instituição - MAISA GOMES BRANDAO KULLOK - NENHUMA
Notícia cadastrada em: 19/02/2020 17:01
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