PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de DEFESA: IDENISE NAIARA LIMA SOARES



Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: IDENISE NAIARA LIMA SOARES
DATA: 22/05/2020
HORA: 14:00
LOCAL: ambiente online
TÍTULO:

EM BUSCA DE PRÁTICAS INTEGRADORAS NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DAS EXPERIÊNCIAS DE INCLUSÃO NOS CURSOS DE PSICOLOGIA NA PERSPECTIVA DA TEORIA DA COMPLEXIDADE E DA ECOFORMAÇÃO


RESUMO:

A presente pesquisa foi gestada a partir de uma experiência como docente que resultou em nosso objeto de investigação, sendo este as práticas pedagógicas dos professores desenvolvidas com os estudantes do curso de Psicologia e que tiveram por objetivo favorecer a inclusão dos sujeitos. A partir da inquietação frente ao objeto de pesquisa traçamos a seguinte pergunta problema: Como a docência nos cursos de psicologia se aproxima de uma prática inclusiva que compreenda o sujeito para além de sua dimensão cognitiva, considerando-o em sua inteireza?. A partir disso tivemos como objetivo geral investigar as práticas pedagógicas desenvolvidas no curso de psicologia ofertado na Universidade Federal de Alagoas-UFAL e suas aproximações com as práticas integradoras que contribuem para um processo inclusivo que compreenda o sujeito para além de sua dimensão cognitiva. Como objetivo específico a pesquisa buscou: Realizar uma revisão de literatura acerca das práticas de aprendizagem integradoras e inclusivas fundamentadas na teoria da complexidade e da transdisciplinaridade; Identificar e analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas no curso de Psicologia que estão voltadas para o processo de inclusão observando suas aproximações com as práticas integradoras que contribuem para um processo inclusivo que compreenda o sujeito para além de sua dimensão cognitiva. Nesse sentido, do ponto de vista da necessidade da produção do conhecimento, justifica-se a relevância científica do desenvolvimento de estudos com foco na inclusão no ensino superior a partir do olhar da complexidade e da transdisciplinaridade. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo exploratória. Como instrumento de coleta de dados utilizamos uma entrevista estruturada. Os sujeitos da pesquisa foram professores de psicologia da UFAL. Todas as entrevista foram captadas em áudio por meio de gravador e teve como foco a identificação dos movimentos que esses professores têm realizado no sentido de construírem práticas pedagógicas que favorecessem o processo de inclusão dos alunos com deficiências. Os dados foram tratados a partir do arcabouço da análise de conteúdo e interpretado sob a luz do referencial teórico da complexidade, da transdisciplinaridade e das PAII. Como resultado dessa investigação foi observado que no curso de psicologia desta IES, mencionada, há um movimento da realização de práticas pedagógicas na tentativa de contribuir com o processo de inclusão dos alunos com deficiências. Os conteúdo emergente nas falas dos sujeitos da pesquisa se aproximam das práticas integradoras e inclusivas, visto que compartilham do olhar para além de uma única dimensão. Apesar disso, nota-se a necessidade de ampliar estudos que se votem para essa temática. Por fim, percebemos a abertura dos profissionais entrevistados para conhecer novas formas de ensinar e aprender utilizando a criatividade como subsídio fundamental na construção do conhecimento. Isso nos permite pensar que há uma dedicação para realizar práticas pedagógicas que superem as estratégias tradicionais de ensino. 


PALAVRAS-CHAVE:

 Complexidade. Transdisciplinaridade. Práticas de aprendizagens integradoras. Inclusão.

 


PÁGINAS: 40
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

MEMBROS DA BANCA:
Interno(a) - 1121375 - WALTER MATIAS LIMA
Externo(a) à Instituição - MARILZA VANESSA ROSA SUANNO - UFG
Notícia cadastrada em: 22/04/2020 09:25
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-1.srv1inst1 28/04/2024 23:45