PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de DEFESA: LÍLLIAN FRANCIELE SILVA FERREIRA



Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: LÍLLIAN FRANCIELE SILVA FERREIRA
DATA: 27/05/2020
HORA: 15:00
LOCAL: Centro de Educação
TÍTULO:

Formação docente com metodologias ativas no contexto híbrido: análise da transposição didática


RESUMO:

A presente investigação discute sobre a formação docente com metodologias ativas no contexto do ensino híbrido a partir da análise da transposição didática, com o seguinte problema de pesquisa: como os professores das graduações da UFAL que participaram da formação docente em serviço do PROFORD/UFAL estão inserindo as metodologias ativas em suas disciplinas no contexto do ensino híbrido? Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar como os professores que participaram da formação docente em serviço do PROFORD/UFAL estão inserindo as metodologias ativas em sua ação pedagógica no contexto híbrido. Para isso, a metodologia utilizada para a realização desta análise foi uma pesquisa qualitativa, a partir de um estudo de caso, usando dois questionários online, corroborando com a participação de 17 professores no questionário 1 e 14 professores no questionário 2, além da análise de  3 planos de ensino disponibilizados pelos professores e 8 planos de cursos disponibilizados pelo PROFORD/UFAL. Os participantes da pesquisa foram professores da UFAL que participaram de uma das edições dos cursos de formação continuada em serviço do PROFORD realizados entre 2015 e 2018, que atuam nos cursos de graduação presencial. A importância deste estudo é a de contribuir para o desenvolvimento da educação, refletindo sobre a temática de formação de professores para utilizar as metodologias ativas em cursos de graduação no contexto híbrido, através de uma análise da transposição didática do processo de formação docente em serviço dos professores das graduações presenciais da UFAL. Como principais resultados, analisamos que os professores que disponibilizaram os planos de ensino, em algum momento de suas disciplinas realizam a transposição didática das Metodologias Ativas (MA), utilizando-as como estratégia didática dentro das disciplinas, porém, a perspectiva formal de ensino híbrido não foi constatada na ação didática dos professores pesquisados.


PALAVRAS-CHAVE:

Educação; formação de professores; metodologias ativas; ensino híbrido.


PÁGINAS: 121
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional

MEMBROS DA BANCA:
Interno(a) - 3288419 - CLEIDE JANE DE SA ARAUJO COSTA
Presidente - 1820982 - FERNANDO SILVIO CAVALCANTE PIMENTEL
Externo(a) à Instituição - SÉRGIO PAULINO ABRANCHES - UFPE
Notícia cadastrada em: 23/04/2020 16:36
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