PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de DEFESA: MARCOS EMANUEL DE BARROS SILVA

Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: MARCOS EMANUEL DE BARROS SILVA
DATA: 28/05/2020
LOCAL: Centro de Educação

Realidade Aumentada como possibilidade para a aprendizagem de Ciências

Ao longo da história, o desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia vem proporcionando diversas possibilidades para a condição da vida humana, de acordo com o modo de organização de cada civilização e época. Com o aumento do contingente populacional e das demandas advindas dos processos de urbanização e industrialização, aumentou-se a demanda pela exploração dos recursos naturais, levando o homem a alterar a natureza e o meio ambiente. O entendimento dessas questões está descrito na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como imprescindível para conhecimentos éticos, políticos, culturais e científicos, o que justifica a presença e relevância dos temas na educação formal. Neste contexto, as finalidades expressas nas competências específicas das Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental, visam garantir aos estudantes a compreensão desses fenômenos por meio de diferentes Tecnologias Digitais (TD). Neste sentido, partimos do pressuposto que tecnologias como a Realidade Aumentada (RA), quando incorporadas as práticas pedagógicas podem possibilitar a aprendizagem dos estudantes, ampliando sua realidade, permitindo a observação e compreensão dos fenômenos a sua volta. A presente pesquisa foi expressa pela seguinte questão norteadora: como a RA, no contexto do Ensino de Ciências, pode possibilitar a aprendizagem dos estudantes? O objetivo geral desta pesquisa foi investigar como a RA, no contexto do Ensino de Ciências, possibilita a aprendizagem dos estudantes nos anos finais do Ensino Fundamental. A investigação foi fundamentada a partir do estudo histórico-social de Vygotsky (2008) e das direções indicadas por Yuen, Yaoyuneyong e Johnson (2011), para a apropriação da tecnologia em contextos de educação. Nesta investigação empírica, estudou-se a RA como instrumento de mediação pedagógica e suas contribuições para a aprendizagem de Ciências a partir de uma pesquisa qualitativa de delineamento experiencial, configurada como exploratória e explicativa. Os dados foram coletados por meio de observações, anotações em diários de campo, registros fotográficos e questionários. Foram estabelecidas quatro categorias de análise a partir dos pressupostos teóricos que serviram de base para a pesquisa, sendo estas: motivação, interação, mediação, e Letramento Cientifico. Conforme a análise, evidenciou-se que, tanto a questão norteadora da pesquisa foi respondida, quanto o seu objetivo geral foi atendido. Conforme os indicativos desta pesquisa, percebeu-se que os estudantes estiveram motivados a aprender os conteúdos e suas possíveis relações com seu cotidiano a partir de experiências vivenciadas e troca de experiências. Dessa forma, esta pesquisa apresenta resultados significativos tanto para a incorporação da RA no contexto da educação básica, quanto para a área das Ciências Naturais, uma vez que as atividades desenvolvidas por meio da RA contribuíram para o desenvolvimento de competências e habilidades, formulação de hipótese, resolução de problemas e tomada de decisão, conforme as propostas de aprendizagem na perspectiva de um Letramento Científico.

PALAVRAS-CHAVE:

Educação. Realidade Aumentada. Aprendizagem. Ciências.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional

Externo(a) à Instituição - ALEXANDRE CARDOSO - UFU