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Banca de DEFESA: JOSEFA KELLY CAVALCANTE DE OLIVEIRA



Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: JOSEFA KELLY CAVALCANTE DE OLIVEIRA
DATA: 02/06/2020
HORA: 15:00
LOCAL: Centro de Educação
TÍTULO:

A gamificação na perspectiva dos multiletramentos desenvolvida nos anos iniciais do Ensino Fundamental


RESUMO:

A cultura digital ocasiona mudanças relacionadas à forma como as pessoas interagem entre si e se comunicam por meio da integração de semioses e do hipertexto, presentes nos múltiplos discursos que circulam através do ciberespaço. Desse modo, provocando mudanças na estrutura linear de leitura, nos modos de ler e criar um texto e na relação entre as diversas linguagens que o configuram. Esse cenário reflete na instituição escolar e concebem novas práticas de letramentos centradas na hipermídia e nos artefatos digitais. Nesse contexto, novos desafios são lançados à educação na buscar por estratégias que atendam a construção de habilidades que a escola tem por função desenvolver, levando em conta os desafios do ciberespaço, com o intuito de aproximar o universo escolar do universo das crianças inseridas na cultura digital que interagem com os artefatos tecnológicos cotidianamente, entre estes artefatos: os games. Considerando este cenário, como a gamificação, na perspectiva dos multiletramentos, modifica os processos do aluno no referente a alfabetização e letramento? Para tanto, o objetivo geral deste estudo foi analisar como o desenvolvimento da gamificação na perspectiva dos multiletramentos, enquanto estratégia de aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, contribui para o desenvolvimento da alfabetização e letramento. Com este fim, foram desenvolvidas estratégias de gamificação em uma turma do segundo ano do ensino fundamental nas aulas de língua portuguesa, no segundo bimestre de 2019, em uma escola privada de Maceió-Alagoas. Considerando-se que os estudos acerca da gamificação na educação, de sua estrutura e contribuições para os processos educativos podem não só colaborar para a percepção dos resultados de seu desenvolvimento em espaço escolar, mas também ao subsidiar ações e questionamentos dos professores da rede básica de ensino sobre o papel da escola em uma sociedade permeada pelas tecnologias digitais. Para tanto, a metodologia de pesquisa utilizada na investigação possui abordagem qualitativa e caracteriza-se como exploratório-descritiva, configura-se como pesquisa do tipo Intervenção Pedagógica e envolveu como coleta de dados os seguintes instrumentos e técnicas: observação direta das criança nos lócus da pesquisa, registros documentados via anotações e gravação em vídeo, configurando o diário de campo, para a análise de dados os instrumentos e técnicas o auxílio do software gratuito IRAMUTEQ, o portfólio das crianças e o confronto com o referencial teórico apresentado contando com. Outrossim, as categorias de analise foram estratégias de leitura e escrita, imersão e multiletramentos: experienciando, conceituando, analisando e aplicando. Os resultados encontrados na pesquisa indicam que a gamificação na perspectiva dos multiletramentos envolve os alunos em um ambiente de aprendizagem ativo, marcado por motivação intrínseca e considerando os aspectos da cultura digital. Bem como, a gamificação pode contribuir para o desenvolvimento da leitura e escrita por transformar atividades educativas em desafios, envolvendo os alunos em uma narrativa que embasa suas ações, do mesmo modo, por estimular a investigação, a curiosidade e habilidades cognitivas como previsão, raciocínio, antecipação e reflexão acerca das leituras e da escrita.


PALAVRAS-CHAVE:

Educação; Gamificação; Multiletramentos; Alfabetização e letramento.


PÁGINAS: 133
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional

MEMBROS DA BANCA:
Interno(a) - 3288419 - CLEIDE JANE DE SA ARAUJO COSTA
Presidente - 1820982 - FERNANDO SILVIO CAVALCANTE PIMENTEL
Externo(a) à Instituição - FILOMENA MARIA GONÇALVES DA SILVA CORDEIRO - UEPB
Notícia cadastrada em: 28/04/2020 22:14
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