PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de DEFESA: ISVÂNIA ALVES DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: ISVÂNIA ALVES DOS SANTOS
DATA: 17/06/2020
LOCAL: Centro de Educação

Um modelo de tomada de decisão (MTD) para ensinar conceitos e princípios da análise do comportamento para alunos de graduação

O desing instrucional (DI) é uma área que traz inúmeras contribuições para a educação visto que ele pode auxiliar, tanto desenvolvedores instrucionais como professores, na construção de planos e modelos educacionais, descrevendo toda a organização de atividades de ensino. Apesar do DI ter suas raízes no behaviorismo, não é frequente a interseção entre o DI e a utilização da Análise do Comportamento (AC) em processos de ensino. Dada a complexidade de se ensinar Habilidades de Pensamento de Ordem Superior (HOTS), ou o que seria denominado de conceitos abstratos, o presente estudo teve o objetivo de avaliar os efeitos de um modelo de tomada de decisão (MTD) sobre a escolha de conteúdo, o sequenciamento de objetivos, a seleção dos critérios de aprendizagem e dos procedimentos de ensino para ensino de conceitos e princípios básicos de AC para alunos de graduação. Este MTD resume-se em 13 (treze) passos: (1) avaliação de necessidades e análise de currículo; (2) releitura de textos antigos e de novos textos sobre os conceitos específicos a serem testados; (3) ajuste da hierarquia de conceitos e princípios; (4) reescrita da análise de conceitos e princípios; (5) tipos de aprendizagem e ajuste de novos objetivos de ensino; (6) ajuste dos critérios de aprendizagem; (7) ajuste no procedimento de ensino; (8) ajuste do storyboard; (9) construção das atividades de ensino; (10) teste na plataforma e avaliação de conteúdo por experts; (11) ajuste nas atividades e plataforma (Moodle); (12) aplicação do estudo piloto (teste com alunos); (13) alterações no trabalho com base nos dados dos alunos testados. Como resultado, ainda durante o processo de análise de conceitos e princípios sobre AC, encontrou controvérsias e divergências teóricas em relação ao que os definem. Essas controvérsias teóricas foram evidenciadas pelos experts, sinalizando para a necessidade de se escolher de forma sistemática o que deve ser ensinado nesse campo. Outro aspecto relevante concerne ao elevado número de alunos que foram considerados inaptos no Teste de Desempenho Escolar (TDE). Esse dado é pertinente porque diz respeito a alunos que cursam uma graduação onde ler e escrever com proficiência é um pré-requisito básico. O desenvolvimento de HOTS, sobretudo nesta pesquisa, pode ser comprometido na ausência dessas habilidades. Por fim, o programa desenvolvido no Moodle mostrou resultados satisfatórios quando aplicado a três participantes do estudo piloto. É provável que houvesse um maior rendimento dos alunos nas provas finais sobre AC caso tivesse ocorrido o ensino de todos os conceitos e princípios testados nesta avaliação, porém, como só foi trabalhado um módulo (organismo/ambiente) no estudo piloto, não houve o treino direto dos demais. Analogamente, na fase de ensino on-line não foi ofertado o treino com perguntas discursivas sobre os conceitos de organismo/ambiente, justificando a dificuldade dos participantes na resolução das sondas finais. Apesar disso, os dados gerais demonstram que ocorreu um aumento de desempenho dos participantes quando comparamos os resultados das sondas iniciais com as sondas finais sinalizando que houve generalização de respostas. Embora esses dados pareçam otimistas, resultados mais conclusivos e efetivos sobre este MTD dependerá, para além desse estudo piloto, da aplicação da pesquisa aos demais conceitos e princípios.

PALAVRAS-CHAVE:

Modelo de Tomada de Decisão (MTD), Análise do Comportamento (AC), Ensino de Princípios e Conceitos, Alunos de Graduação, Desing Instrucional (DI).

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Especial