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Banca de DEFESA: LILIAN ROBERTA SALUSTIANO FRANÇA



Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: LILIAN ROBERTA SALUSTIANO FRANÇA
DATA: 16/06/2020
HORA: 14:30
LOCAL: CEDU a distância
TÍTULO:

TÍTULO: 

As práticas docentes de avaliação para a aprendizagem em contextos de
educação híbrida do Ensino Superior

 

 


RESUMO:

A pesquisa empreendida consiste em uma análise das práticas de avaliação para o
desenvolvimento da aprendizagem realizadas por docentes que atuam em contextos de
educação híbrida, de um curso de Licenciatura Plena em Pedagogia de uma
universidade pública brasileira. Trata-se de um estudo com relevância para o âmbito
científico e social, cuja motivação partiu da necessidade de compreender o seguinte
questionamento: como ocorrem as práticas docentes de avaliação para a aprendizagem
em contextos híbridos do Ensino Superior? Para tanto, foi realizada uma revisão de
literatura que sustentou o entendimento a respeito do objeto dessa pesquisa sobre as
perspectivas de avaliação da aprendizagem e as especificidades da educação híbrida. A
metodologia utilizada para a realização dessa pesquisa qualitativa seguiu a abordagem
do estudo de caso, sendo do tipo exploratória, e envolveu como instrumentos de coleta
de dados: a observação direta das aulas, a entrevista com os docentes e a análise
documental dos planos de ensino. O processo investigativo ocorreu durante os meses de
agosto e setembro de 2019, no âmbito de quatro turmas do curso de Ensino Superior,
cujos pressupostos teórico-metodológicos se articulavam à perspectiva do hibridismo
em educação, com práticas educativas que combinavam as contribuições pedagógicas
da educação convencional com as potencialidades da educação on-line e a utilização das
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Nos cenários educativos
investigados, cujas propostas didático-pedagógicas se enquadravam na modalidade
híbrida de educação, foram coletados os dados referentes aos modelos híbridos adotados
pelos docentes em suas disciplinas; os tipos de avaliação realizados; os instrumentos
utilizados para promover a avaliação; a realização da personalização da aprendizagem;
os processos de autoavaliação incentivadas pelos docentes e prática docente de
avaliação proposta nos planos de ensino. Os resultados encontrados apontam que os
docentes dos contextos híbridos de educação, que adotam um método construtivo em
suas práticas pedagógicas, realizam ações avaliativas fundamentadas na modalidade de
avaliação formativa, combinando ações da avaliação diagnóstica e somativa, para
promover a aprendizagem. O estudo destaca a autonomia do docente para personalizar
um modelo misto de educação híbrida; aponta os diferentes instrumentos e estratégias
avaliativas, utilizadas para levantar evidências sobre a aprendizagem dos alunos; traz a

personalização da aprendizagem como uma prática que está centrada nos interesses dos

alunos, revelando que esta característica da educação híbrida possui uma relação
intrínseca com a avaliação diagnóstica e formativa; apresenta a autoavaliação discente
como uma ação incentivada pelo docente em momentos dialógicos, interativos e de
fornecimento de feedbacks; e revela os elementos e características dos planos de ensino,
enfatizando o processo de avaliação. Do ponto de vista acadêmico, os resultados da
pesquisa são relevantes, pois contribuíram para o refinamento e ampliação da temática
estudada, e possibilitaram o levantamento de questões para fomentar novas pesquisas.


PALAVRAS-CHAVE:

Avaliação; Educação Híbrida; Aprendizagem.


PÁGINAS: 118
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3288419 - CLEIDE JANE DE SA ARAUJO COSTA
Interno(a) - 1820982 - FERNANDO SILVIO CAVALCANTE PIMENTEL
Externo(a) à Instituição - ROSÁRIA ILGENFRITZ SPEROTTO - UFPel
Notícia cadastrada em: 15/05/2020 18:48
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