PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de DEFESA: ALEXANDRE RODRIGUES DA CONCEICAO

Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: ALEXANDRE RODRIGUES DA CONCEICAO
DATA: 25/06/2020
LOCAL: mconfig da RNP - https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/elton-4

O ENSINO DE BOTÂNICA: A IMPORTÂNCIA DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA

Essa pesquisa tem como objetivo verificar a contribuição do Ensino de Ciências por investigação como estratégia didática capaz de promover a Alfabetização Científica. O tema escolhido foi a Botânica, que apresenta diversas fragilidades no processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, buscamos responder à questão central dessa pesquisa: Como o Ensino por Investigação pode contribuir para aprendizagem dos conteúdos de Botânica nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Nesse sentido, desenvolvemos uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) para trabalhar as estruturas das plantas e o nascimento da banana com estudantes do 2ª ano do Ensino Fundamental. Justificamos a escolha desse nível escolar como sendo uma proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esse estudo possui uma abordagem qualitativa, de natureza descritiva e explicativa. Essa pesquisa foi desenvolvida nos dias 7 e 27 de agosto de 2019 tendo como lócus de pesquisa a Escola Municipal Professora Noêmia Bastos no interior de Alagoas. Os instrumentos de coletas utilizados foram a gravação de áudios, os registros gráficos e textuais produzidos pelos estudantes. Para a análise dos dados buscamos estabelecer quando possível uma relação entre alguns indicadores de alfabetização científica das autoras Sasseron e Carvalho (2008) e também das categorias propostas por Samarapungavan, Mantzicopoulos, Patrick (2008) e Howitt, Lewis; Upson (2011). Os resultados demonstram que o ensino por investigação consegue contribuir para o desenvolvimento da alfabetização científica, tornando a sala de aula um ambiente pautado na argumentação, levantamento de hipóteses e na mudança de postura docente e discente.

PALAVRAS-CHAVE:

Anos Iniciais; Ensino Fundamental; Sequência de Ensino Investigativa.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino