PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de DEFESA: JOAO JOSE DA SILVA

Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: JOAO JOSE DA SILVA
DATA: 30/06/2020
LOCAL: Banca remota em função do Isolamento Social

A ASSESSORIA ESPECIAL DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO-AESI NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS: A EDUCAÇÃO SOB OS OLHOS DA DITADURA CIVIL-MILITAR (1971-1974)

Esta dissertação teve como objetivo investigar a criação e atuação da Assessoria Especial de Segurança e Informações – AESI instituída na Universidade Federal de Alagoas - UFAL em 14 de dezembro de 1971, no reitorado do professor Nabuco Lopes Tavares da Costa Santos. Seu recorte temporal compreende o período entre 1971 e 1974, anos de produção dos documentos encontrados. Para a realização da pesquisa adotou-se como opção teórico-metodológica uma abordagem qualitativa, por meio de revisão de literatura e análise crítica das fontes; para análise dos dados utilizou-se a Análise de Conteúdo de Bardin (2011), que permitiu, com base no referencial teórico e no corpus, a definição da categoria analítica Controle (FOUCAULT, 1994). A análise documental ocorreu em material impresso da AESI encontrado fortuitamente nos arquivos da UFAL no ano de 2016 por ocasião da reorganização do Arquivo Acadêmico. Tendo como referencial teórico Gramsci (1966), Foucault (1994), Priori et. al. (2012) e Motta (2014), os resultados mostraram que a ação da Assessoria buscou orientar o reitor e diretores de Faculdades, tanto na tomada de decisão, quanto no controle e manutenção do sistema ditatorial em um ambiente propício à disseminação de ideias contrárias ao governo, ideias tidas pelo governo como subversivas. O argumento de manutenção da ordem, da disciplina e de uma paz pública foi pautado na autoridade e no controle sobre a comunidade acadêmica, que com base em argumentos da moral e dos bons costumes buscou a dominação e permanência no poder. A ação de membros da comunidade acadêmica da UFAL em resposta às solicitações da AESI seguiu orientações sigilosas; ao servir aos interesses da Ditadura Civil-militar, convergiram para reprimir ideias contrárias ao governo, por meio de mecanismos secretos de controle dentro da universidade.

PALAVRAS-CHAVE:

Ditadura Civil-Militar, Controle, Universidade Federal de Alagoas

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Permanente

Presidente - 1646587 - EDNA CRISTINA DO PRADO
Interno(a) - 1321168 - INALDA MARIA DOS SANTOS
Externo(a) à Instituição - MARIA JOSÉ DE REZENDE - UEL
Notícia cadastrada em: 26/05/2020 11:31
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 28/04/2024 19:56