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Banca de DEFESA: ANGELINA RENATA ANDRADE RIBEIRO DOS SANTOS



Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: ANGELINA RENATA ANDRADE RIBEIRO DOS SANTOS
DATA: 30/06/2020
HORA: 14:00
LOCAL: SALA DO CEDU NA UFAL
TÍTULO:

 

 

EXPERIÊNCIA DO PENSAMENTO NO ENSINO DE FILOSOFIA NO NIVEL MÉDIO: ENTRE DELEUZE E A EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA


RESUMO:

 

A presente pesquisa pretende investigar a temática referente à experiência do pensamento no ensino de filosofia no nível médio da educação básica brasileira. A experiência do pensamento aqui investigada é compreendida à luz da filosofia de Deleuze (2013; 2018), e sendo parte do processo educativo, não está no começo tampouco no fim, está “entre”. Diante disto, temos como objetivos específicos discutir as condições atuais do ensino de filosofia no Brasil com ênfase no ensino médio, reconhecer o ensino de filosofia como problema filosófico, estabelecer relações entre a perspectiva de Deleuze e a experiência do pensamento neste nível de ensino. Para alcançar tais objetivos, o caminho percorrido perpassa por uma geofilosofia, concepção inspirada nos autores Deleuze e Guattari (2010). Tal como uma cartográfica do pensamento filosófico e do ensino de filosofia, a pesquisa tem em seu escopo procedimento bibliográfico, de modo que contempla aspectos referentes à institucionalização do ensino de filosofia no Brasil, tendo como cenário seu panorama histórico, legal e acadêmico; revisão teórica sobre a problemática do pensamento e da filosofia em Deleuze a partir das obras Diferença e Repetição (2018) e O que é a filosofia? (2010), escrita em parceria com Guattari; finalizando com discussão acerca do ensino de filosofia como experiência do pensamento sob a regência das principais categorias encontradas: conceito, identidade e diferença.  Para tanto, recorremos a analises acerca dos paradoxos entre aprender e ensinar filosofia, proposições advindas da pedagogia do conceito, e conjuntamente outro olhar sobre o aprender. Identificamos dificuldades marcantes para a consolidação do ensino de filosofia no Brasil, assim como contribuições significativas da perspectiva de Deleuze na produção acadêmica para o ensino de filosofia voltado para o pensamento autônomo, na medida em que ao traçar linhas de fuga para um ensino de (da) filosofia (na diferença), temos, portanto, um ensino de filosofia enquanto experiência do pensamento.

 


PALAVRAS-CHAVE:

Experiência do pensamento. Deleuze. Ensino de Filosofia. Ensino Médio.

 


PÁGINAS: 84
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: Filosofia da Educação

MEMBROS DA BANCA:
Interno(a) - 1835863 - ANDERSON DE ALENCAR MENEZES
Interno(a) - 1121375 - WALTER MATIAS LIMA
Externo(a) à Instituição - SILVIO DONIZETTI DE OLIVEIRA GALLO - UNICAMP
Notícia cadastrada em: 27/05/2020 15:59
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