PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de DEFESA: WELLINGTON PEREIRA DA SILVA



Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: WELLINGTON PEREIRA DA SILVA
DATA: 30/07/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Centro de Educação
TÍTULO:

A gamificação como estratégia didática de professores na Educação Básica


RESUMO:

A gamificação na educação estabelece novos desafios estratégicos, metodológicos e pedagógicos, assim como, os processos de ensino-aprendizagem que não deixam de ser um desafio para os sistemas de ensino. Este trabalho tem a seguinte questão norteadora: de que maneira a formação realizada em uma oficina sobre gamificação contribuirá para que os professores entendam e introduzam esta estratégia em suas disciplinas? Esta pesquisa tem como objetivo analisar como os professores incorporam a gamificação na elaboração de seus planos de aula, após a realização de um curso de curta duração. Diante da investigação em busca de possíveis respostas, realizamos um curso de formação continuada para professores da educação básica, utilizando a gamificação como estratégia metodológica e como conteúdo, desenvolvida com foco no processo de ensino-aprendizagem. A metodologia, de caráter qualitativo, utilizou como abordagem de um estudo de caso sobre a incorporação da gamificação como estratégia didática, com a intencionalidade de investigar como os professores da educação básica compreendem e desenvolvem esta estratégia, como também identifica as dificuldades para esta inserção. A coleta de dados ocorreu no acompanhamento da formação, com as observações dos planos didáticos de ensino elaborados pelos professores, observação direta e participativa, diário de campo, entrevista, produções no blog das equipes e questionários. Os sujeitos da pesquisa foram onze professoras envolvidas no projeto. Os  resultados obtidos, quando analisados os dados a partir das categorias: imersão, interação e colaboração, evidenciam pontos que são caracterizados como relevantes e as contribuições na formação docente indicam que poderão utilizar de formas distintas em sua ação docente. Foi possível identificar as dificuldades e fragilidades ocorridas no processo, refletir a prática pedagógica e a formação proporcionada. Em função dos resultados, observa-se que a formação foi significativa para que os professores, entendendo o conteúdo e a estratégia, pudessem inserir em seus planos de aula.


PALAVRAS-CHAVE:

Educação, gamificação, estratégia.


PÁGINAS: 95
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1820982 - FERNANDO SILVIO CAVALCANTE PIMENTEL
Interno(a) - 1121358 - LUIS PAULO LEOPOLDO MERCADO
Externo(a) à Instituição - LYNN ROSALINA GAMA ALVES - UFBA
Notícia cadastrada em: 29/05/2020 15:17
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 28/04/2024 19:00