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Banca de DEFESA: MARSEILLE EVELYN LESSA DE SANTANA



Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: MARSEILLE EVELYN LESSA DE SANTANA
DATA: 22/06/2020
HORA: 15:00
LOCAL: Centro de Educação (de forma remota)
TÍTULO:

PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA INVERTIDA: ANÁLISE DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO


RESUMO:

A presente pesquisa trata sobre o processo de aprendizagem na sala de aula invertida (SAI). Este estudo apresenta a perspectiva empírica de uma investigação sobre a SAI como uma metodologia que possibilita alunos mais participativos quando comparada a sala de aula tradicional. A metodologia da SAI pode possibilitar o estreitamento da relação professor x aluno. Na sala de aula invertida o professor poderá deixar de ser somente transmissor de conhecimentos e assumir uma posição de orientação da aprendizagem numa perspectiva mediadora. Esta pesquisa tem como objetivo identificar as implicações das tecnologias digitais na promoção da colaboração, envolvimento e participação no processo de aprendizagem da sala de aula invertida. A metodologia utilizada para realização deste estudo foi a pesquisa qualitativa, usando os parâmetros do estudo de caso, e utilizando a triangulação dos dados a partir dos dados de questionário, entrevista, anotações no diário do pesquisador e observação. Pretendeu-se com a realização desta pesquisa buscar esclarecer o seguinte problema: como a metodologia da sala de aula invertida, através das tecnologias digitais, pode contribuir para o engajamento, participação e colaboração no processo de aprendizagem dos alunos do ensino médio de uma escola em Maceió-AL? Foram estabelecidas como categorias de análise e confrontadas aos pressupostos teóricos: a colaboração, o envolvimento e a participação. A partir da análise, observou-se que a pergunta norteadora da pesquisa foi respondida e seu objetivo geral foi atingido. Conforme aponta este estudo, os estudantes no contexto da SAI participam, se envolvem e colaboração entre si durante o processo de aprendizagem. Sendo assim, esta pesquisa apresenta resultados que contribuem para o desenvolvimento de aulas desenvolvidas em contexto híbrido, a partir da utilização da metodologia da SAI.


PALAVRAS-CHAVE:

Educação, sala de aula invertida, aprendizagem, ensino híbrido, tecnologias digitais.


PÁGINAS: 81
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional

MEMBROS DA BANCA:
Externo(a) à Instituição - ANA BEATRIZ GOMES PIMENTA DE CARVALHO - UFPE
Interno(a) - 3288419 - CLEIDE JANE DE SA ARAUJO COSTA
Presidente - 1820982 - FERNANDO SILVIO CAVALCANTE PIMENTEL
Notícia cadastrada em: 10/06/2020 11:18
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