PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de DEFESA: CARLA GLYCIA SANTOS DA SILVA

Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: CARLA GLYCIA SANTOS DA SILVA
DATA: 14/08/2020
LOCAL: CEDU a distância

AS CONTRIBUIÇÕES DOS DISPOSITIVOS MÓVEIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O CASO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE MACEIÓ

Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar como os dispositivos móveis (celulares e smarthphones) contribuíram para a prática pedagógica do professor da Educação de Jovens e Adultos (EJA) enquanto estratégia de ensino em ambientes intra e extraescolar. Neste sentido, visando identificar e analisar as reflexões propostas na prática pedagógica do professor a partir do uso de dispositivos móveis (celulares e smartphones) em contexto intra e extraescolar na modalidade de EJA no ensino fundamental II do município de Maceió, buscamos responder a seguinte indagação: Como os dispositivos móveis (celulares e smartphones) contribuem para a prática pedagógica do professor na EJA em ambientes intra e extraescolar? A fundamentação teórica sobre o uso dos dispositivos móveis no contexto educativo e para além dele, aponta limites e possibilidades de utilização como recursos digitais pelos professores da EJA no fundamental II, especialmente no projeto Fotografia, desenvolvido pela professora da escola-campo, que contribuiu para o processo de ensino aprendizagem dos alunos, levando-os a compreender o mundo que os cerca por outras lentes, as quais davam abertura para a autonomia dos educandos. O local da pesquisa foi uma escola pública, de Maceió, onde participaram 46 sujeitos, 45 alunos e uma professora. A abordagem seguida para atender ao objetivo desta pesquisa foi a abordagem qualitativa na modalidade de estudo de caso em caráter exploratório. Os instrumentos de coletas de dados foram os seguintes: observação não estruturada, diários de campo, questionários e entrevista semiestruturada com a professora da modalidade de EJA sobre o desenvolvimento de suas práticas pedagógicas com o uso de dispositivos móveis (celulares e smarthphones).  O resultado do estudo apresentou que o uso do celular na proposta pedagógica pode contribuir para aumentar o diálogo entre os pares, proporcionando troca de saberes, e favorecer as possibilidades de utilização dos dispositivos móveis em sala de aula, principalmente quando fazem – os dispositivos móveis - parte do cotidiano do aluno e dinamizam as práticas pedagógicas, além de auxiliar em um processo de ensino-aprendizagem que vise a inclusão social e a formação para autonomia.

PALAVRAS-CHAVE:

EJA. Dispositivos móveis. Prática pedagógica.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional