PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de DEFESA: ITHAYSE RAMOS ROCHA LINS

Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: ITHAYSE RAMOS ROCHA LINS
DATA: 07/08/2020
LOCAL: Centro de Educação (de forma remota)

PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DA GAMIFICAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR

Esta pesquisa apresenta a perspectiva empírica de uma investigação sobre a gamificação como um fenômeno que se utiliza dos elementos dos jogos digitais, mecânicas, dinâmicas e componentes no contexto educativo.  Esse exige a necessidade recorrente de adaptação das práticas pedagógicas de modo a adequar os processos de ensino-aprendizagem às características dos alunos e promover o sucesso educativo. A pesquisa se enquadra no ensino superior e tem como pergunta norteadora: ‘como é promovida a avaliação da aprendizagem na perspectiva da gamificação no ensino superior?’. Tem como objetivo compreender as práticas de avaliação para aprendizagem no desenvolvimento da gamificação enquanto estratégia pedagógica no processo de ensino e aprendizagem no ensino superior e suas implicações para a formação inicial de professores a partir de atividades desenvolvidas durante a disciplina gamificada Educação e Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação com estudantes do primeiro semestre do curso de Pedagogia na modalidade presencial da Universidade Federal de Alagoas. A investigação foi realizada sob a orientação e supervisão do professor desta disciplina com a duração de 80 horas, durante o semestre letivo de 2018.2. Na busca de fundamentação teórica sobre avaliação da aprendizagem, gamificação e formação inicial de professores com Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação recorremos aos estudos de Pimentel (2018), Bussarello (2018), Werbach e Hunter (2012), Kapp (2012), Zichermann e  Cunningham (2011), Luckesi (2005; 2008)  e outros autores. A investigação foi fundamentada em abordagem qualitativa, de caráter exploratório, coletando dados a partir de observação direta dos estudantes participantes da pesquisa durante os momentos presenciais e online das aulas da disciplina e também de suas produções nos seus respectivos blogs convertendo-os em um diário de pesquisa. Percebeu-se a relevância deste estudo pela adequação de conteúdos a novas metodologias de ensino a processos de avaliação condizentes com a realidade tecnológica atual, e como também, essa prática pedagógica incorporada ao processo educacional, considerando suas aplicabilidades, proporcionou formas mais intuitivas, prazerosas e eficazes de ensinar e aprender.

PALAVRAS-CHAVE:

Educação, avaliação, gamificação, ensino superior.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional