PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: DOUGLAS VIEIRA DE ALMEIDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: DOUGLAS VIEIRA DE ALMEIDA
DATA: 25/09/2020
LOCAL: Sala Virtual Zoom

METODOLOGIAS ATIVAS COM TIC COMO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NOS CURSOS DE DIREITO DE ALAGOAS

Esta pesquisa buscou compreender as contribuições que as metodologias ativas trazem para o estudante de Direito, durante o processo de formação, identificando as metodologias ativas aplicadas nesse curso. As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do curso de Direito trazem exigências para as instituições de ensino superior (IES) cumprirem as necessidades do novo perfil do egresso, a preocupação com a formação docente dos professores, as competências e como esse profissional precisa se preparar e adequar suas aulas com as tecnologias da informação e da comunicação (TIC). Foram elencados tipos de metodologias ativas com TIC como estratégias didáticas no ensino superior, buscando a partir delas identificas as possíveis estratégias que são utilizadas nos cursos de Direito de Alagoas e como os professores estão sendo capacitados para utilização dessas metodologias em sala de aula. Na metodologia, a abordagem foi qualitativa, na qual utilizamos pesquisa documental e estudo de caso. Analisamos os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) de quatro cursos de Direito de Alagoas, DCN e normas que demonstram a importância das TIC durante o processo de formação dos graduandos. Foram aplicados questionários com os professores e realizadas entrevistas com os coordenadores de quatro cursos de Direito selecionados. Os dados analisados serviram para esclarecer as possíveis contribuições que o estudante de Direito pode e precisa ter a partir da utilização das metodologias ativas pelo professor, gerando nesse estudante uma maior autonomia o tornando um profissional capaz de resolver problemas que sociedade de hoje exige, com senso crítico e de forma mais reflexiva.

PALAVRAS-CHAVE:

Ensino Jurídico; Formação Docente; Metodologias Ativas; TIC; Práticas Pedagógicas.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

Presidente - 1121358 - LUIS PAULO LEOPOLDO MERCADO
Interno(a) - 1646587 - EDNA CRISTINA DO PRADO