PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de DEFESA: FRANCISCO TENORIO DA SILVA

Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: FRANCISCO TENORIO DA SILVA
DATA: 29/09/2020
LOCAL: Reunião via Google Meets

O discurso de resistência nos materiais didáticos do Movimento de Educação de Base (MEB)

O Movimento de Educação de Base (MEB) foi um movimento educacional que fomentou a educação de base no início da década de 1960 nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país. Na época, o MEB utilizou-se de escolas radiofônicas para alfabetizar os adultos estabelecendo, inicialmente, uma educação confessional. O presente trabalho tem como objetivo analisar os discursos de resistência nos materiais didáticos do MEB e o processo de esvaziamento dos conteúdos que resultaram no silenciamento do MEB durante o regime militar. A materialização discursiva que serão analisadas serão as duas cartilhas "Viver é Lutar" e "Mutirão" do MEB que foram utilizadas em todo território nacional por meio da transmissão de seus conteúdos pelas escolas radiofônicas. As condições de produção ampla revelam um país marcado pela efervescência política e social, pela polarização dos grupos de esquerda e de direita e interpelados pela ideologia nacional-desenvolvimentista. Os governos de Jango e Goulart se constituíram por uma política de independência marcado por práticas populistas. No cenário educacional, o analfabetismo era a causa do "atraso" econômico e do progresso da nação e a política de governo era aumentar o número de eleitores. Assim, aparece o MEB com o discurso educacional político-ideológico voltado para às classes populares.  O aporte teórico-metodológico desta pesquisa é a Análise do Discurso fundado por Michel Pêcheux ancorada no materialismo histórico-dialético e acionaremos as categorias fundantes da AD como: as Condições de Produção, a Formação Discursiva, a Memória Discursiva, o Silenciamento como análise do objeto. Além disso, abordaremos a atuação do MEB no Estado de Alagoas por meio de consulta ao Jornal de Alagoase o Jornal Semeador, para fundamentar a pesquisa no âmbito local. Os autores que fundamentaram a base desse trabalho são: Pêcheux (2018), Cavalcante (2016), Orlandi (2012), Volochinov (2018), Fávero (2006), Wanderley (1984) Kadt (2003), Freire (1985) entre outros autores. Desse modo, observa-se que às cartilhas Viver é Lutar apresentam o discurso ideológico de resistência produzindo uma educação conscientizadora e politizadora dos sujeitos, enquanto a cartilha Mutirão expressa o conceito de "cooperação" com o regime. Após o golpe militar em 1964, aconteceu o processo deesvaziamento educacional e político do MEB devido ao movimento  de interdição e silenciamento. Logo, os efeitos de sentido das cartilhas representaram uma estratégia de luta contra o autoritarismo e a repressão do regime militar.

PALAVRAS-CHAVE:

Movimento de Educação de Base. Discurso. Resistência

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

Externo(a) à Instituição - GESUALDA DE LOURDES DOS SANTOS RASIA - UFPR
Interno(a) - 1321168 - INALDA MARIA DOS SANTOS
Presidente - 269.196.304-78 - MARIA DO SOCORRO AGUIAR DE OLIVEIRA CAVALCANTE - UFAL
Notícia cadastrada em: 28/08/2020 19:48
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 28/04/2024 17:33