PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de DEFESA: KEITY ELEN DA SILVA MELO

Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: KEITY ELEN DA SILVA MELO
DATA: 28/09/2020
LOCAL: Centro de Educação via Google Meet

Compreensões da prática pedagógica de educação infantil na perspectiva das famílias

O presente estudo trata de uma pesquisa qualitativa em educação, que teve como objetivo compreender as compreensões da prática pedagógica de educação infantil na perspectiva das famílias de crianças usuárias de espaços infantis, nos estados de Alagoas e Pernambuco. A pesquisa envolveu a exibição de dois filmes sobre situações do cotidiano de educação infantil de dois países: Brasil e Dinamarca e sua discussão em grupos focais formados por pais e mães de crianças matriculadas em creches, pré-escolas ou similares. Os filmes foram produzidos e utilizados em uma pesquisa mais ampla desenvolvida por Haddad (2018), intitulada “Compreensões da prática pedagógica de educação infantil: observações de segunda ordem a partir de videogravação”, que teve como objetivo compreender conceitos e valores básicos relacionados a boas práticas pedagógicas em educação infantil e utiliza o método Sophos desenvolvido por duas pesquisadoras dinamarquesas (HANSEN; JENSEN, 2004). O referido método combina a exibição de filmes e sua discussão em grupo focal por diversos observadores/participantes. O termo é um acrônimo para Second Order Phenomenological Observation Scheme – Esquema de Observação Fenomenológica de Segunda Ordem, título que indica a finalidade do referido método: observações de segunda ordem. Assim, o pesquisador que se utiliza do Sophos observa pessoas que estão observando a prática pedagógica videogravada nos filmes. Com a aplicação do Sophos, a presente pesquisa é constituída por um empoderamento das vozes das famílias, as quais foram concedidas para o levantatamento de temas e questões discutidos neste estudo. Foram realizados dois grupos focais, compreendendo a participação de nove famílias entre pais e/ou mães. Os temas emergidos nos grupos focais foram agrupados em três grandes categorias temáticas, sendo estas: visão de criança, educação infantil e vida cotidiana e interfaces entre a educação infantil e as famílias. A partir das três categorias analisadas organizamos um conjunto de elementos centrais que constituem um conjunto de três abordagens pedagógicas - a lógica da vida, a lógica da infância e a lógica escolar - perseguidas e anunciadas nas compreensões das famílias, indicando desse modo, que há um conjunto de lógica geral no controle das práticas pedagógicas visualizadas, discutidas e expressas nas narrativas dos observadores. As compreensões das famílias neste estudo, nos convidam a refletir sobre um olhar mais atento, sensível e sutil no que diz respeito ao trabalho pedagógico com crianças pequenas, revelando uma interessante premissa sobre o fazer pedagógico na educação infantil. A importância deste estudo é a de contribuir para a visibilidade e valorização das especificidades e práticas de cuidado e educação infantil, constituindo assim, em um material de reflexão para as instituições de educação infantil, a respeito do que as famílias pensam e como pensam as práticas pedagógicas desenvolvidas nesses espaços. Sua relevância científica está em ampliar as discussões sobre a temática que envolva as famílias como atores que se vinculam às práticas pedagógicas desenvolvidas nos contextos de educação infantil.

PALAVRAS-CHAVE:

Educação Infantil; Prática Pedagógica; Família; Sophos.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Pré-Escolar

Interno(a) - 1546052 - LENIRA HADDAD